< Voltar

Incentivos QREN para o sector de iluminação

A AIPI acaba de ver aprovado o projecto de internacionalização do sector de iluminação para 2014 e primeiro semestre de 2015, no âmbito dos Sistemas de Incentivos do QREN. Trata-se de um investimento superior a 1,2 milhões de euros.

O projecto de internacionalização da AIPI – Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação, prevê o desenvolvimento de um conjunto de acções de internacionalização envolvendo cerca de 20 empresas do sector da iluminação cujo objectivo é iniciar e/ou consolidar a presença em mercados externos com o consequente aumento do volume de facturação.

O presidente da AIPI, Modesto Castro, avança que a “principal meta deste projecto será o aumento das exportações do sector português de iluminação em 5% em 2014 e 2015. O sector tem vindo a crescer e queremos continuar a mostrar ao Mundo o enorme potencial dos produtos de iluminação feitos em Portugal, onde a aposta no design e na excelência de materiais tem sido uma constante”.

Este projecto iniciou-se a 1 de Setembro de 2013 e irá prolongar-se até 30 de Junho de 2015 e as acções previstas incluem a participação nas seguintes feiras: Interiors UK, em Birmingham (Janeiro 2014 e 2015); Maison & Objet em Paris (edições de Janeiro e Setembro de 2014 e 2015); Habitat, em Valência (Fevereiro 2014); Light & Building, em Frankfurt (Abril 2014); Euroluce, em Milão (Abril 2015) e a Expo Lighting América, na Cidade do México (Fevereiro 2015).

Além das feiras mencionadas está ainda previsto para 2014, uma missão comercial a Luanda, em Outubro, e uma missão inversa (que consiste em trazer a Portugal um conjunto de potenciais importadores com o objectivo de visitar as nossas empresas e reunir com os empresários do sector de iluminação português).

No que respeita a novos mercados, destaca-se o mercado mexicano onde já realizaram uma missão comercial em 2013 e onde pretendem continuar a apostar através da participação numa feira no início de 2015.

Foto: Anabela Loureiro