< Voltar

LoxamHume regista aumentos de facturação

A LoxamHune, filial em Espanha e Portugal do Grupo Loxam, comunicou que alcançou um EBITDA de 52 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023, nas suas operações de aluguer de maquinaria.

De acordo com comunicado, este valor é 30,5% superior ao registado no mesmo período do ano passado e o melhor resultado da história recente da empresa, representando 43,2% de 120,5 milhões de euros de facturação, aos quais se somam 2,8 milhões de euros em actividades de venda de maquinaria e peças sobressalentes.

Segundo a LuxamHune, este salto no EBITDA sobre as vendas deve-se principalmente ao seu controlo de custos, à melhoria do serviço e ao desenvolvimento das suas linhas de negócio.

Com estes números, a empresa prevê uma facturação anual superior a 160 milhões de euros, o que representaria um crescimento de mais de 15% em relação ao ano passado.

Todas as áreas da empresa estão, conforme comunicado, “a crescer a dois dígitos em relação a 2022, sendo Portugal a que mais cresce, com um aumento de 43%”.

As suas linhas de negócio registaram também um desempenho positivo, com destaque para a Do It Yourself (DIY) e as CITY, que “quase duplicaram as vendas em relação ao ano anterior, graças às novas lojas e aos acordos contínuos com a Leroy Merlin e a Bauhaus”.

Após, no ano passado, ter investido quase 60 milhões de euros na aquisição de maquinaria nova, a LoxamHune espera ainda, este ano, cumprir os 41 milhões orçamentados, num ano em que apostou numa frota renovada, “mais sustentável e com menos emissões de CO2”.

A empresa declarou ainda que as vendas da HR Aluguer de Equipamentos (HRE), empresa adquirida pelo Grupo Loxam em Portugal e gerida pela LoxamHune, cresceram 11%, atingindo o valor de 6,9 milhões de euros, tendo o EBITDA alcançado 55,5% no fecho do terceiro trimestre de 2023.

Desta forma, e em conjunto com a Hune Aluguer, outra empresa que já operava sob a marca LoxamHune, os negócios da empresa em Portugal alcançaram um volume de 15,7 milhões de euros e um EBITDA de 8,4 milhões de euros (53,4%), nos primeiros nove meses do ano, mais 40% do que em 2022.

A LoxamHune comunicou ainda que, de modo a continuar a expandir e melhorar as instalações existentes, está a trabalhar na abertura, nos próximos meses, de uma filial com maquinaria generalista e de elevação na província de Huelva.

Prevê ainda a mudança para novas localizações das delegações de Vic e La Roca, no primeiro trimestre de 2024.

Em linha com o seu “compromisso com a sociedade e o ambiente”, a LoxamHune afirmou ainda, em comunicado, que “renovou o seu compromisso ambiental em 2023, com o selo do Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico como empresa que calcula, reduz e compensa a sua pegada de carbono”.

DR Foto: Cedida por LoxamHume