< Voltar

Multiplica-te

A Fundação Ageas e o Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) informaram que lançaram, em conjunto, o Programa Multiplica-te, que visa promover o acesso ao mercado de trabalho através do desenvolvimento de competências técnicas na área da canalização.

De acordo com dados da Associação dos Industriais da Construção Civil, o sector enfrenta uma escassez de aproximadamente 80 mil trabalhadores qualificados. Em 2023, o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos totalizou 6 mil milhões de euros, evidenciando uma necessidade crescente de mão de obra especializada.

Face a esta realidade, surge o Multiplica-te, inserido na Escola de Impacto, que pretende contribuir para a inclusão social e profissionalização do sector da construção. Além disso, a Fundação Ageas pretende reforçar o seu compromisso para com a promoção do desenvolvimento social e comunitário, ajudando a fortalecer a economia local e nacional.

“Esta iniciativa resulta de um levantamento de necessidades de mercado que pudessem ser colmatadas com a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade e da boa dinâmica que encontrámos com um parceiro tão experiente como o CICCOPN. Vivemos num mundo cada vez mais tecnológico, mas que tem cada vez mais carência de pessoas a trabalhar em ofícios relacionados com a construção civil, tão fundamentais ao nosso modo de vida, como é o caso da canalização”, declara João Pedro Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas.

Rui Valente, director do CICCOPN, reforça a importância da iniciativa “que vem ao encontro da necessidade emergente de qualificação de trabalhadores para o setor da construção, aliada a um projeto estruturado de capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade. Materializada no programa “Multiplica-te”, esta parceria entre o CICCOPN e a Fundação Ageas, conjuga capacitação, qualificação e empregabilidade.”

O Programa Multiplica-te é dirigido a todas as pessoas com mais de 18 anos que se encontrem numa fase de transição profissional, incluindo pessoas estrangeiras. Sendo um projecto de requalificação e aceleração de skills técnicas, totalmente desenvolvido em formato presencial e em português, todos os participantes devem ser residentes da Área Metropolitana do Porto e ter conhecimentos básicos da língua portuguesa.

Esta 1º edição do Multiplica-te tem até 20 vagas disponíveis e oferece uma bolsa de participação, condicionada à assiduidade. Paralelamente, todos os participantes elegíveis podem beneficiar dos apoios sociais disponibilizados pelo CICCOPN. O período de candidaturas está aberto até 4 de Outubro, com o início do programa previsto para meados do mesmo mês, e podem ser submetidas através do seguinte link.

Além do Programa Multiplica-te, a Fundação Ageas afirma estar empenhada na promoção da empregabilidade em Portugal através de outras iniciativas no âmbito da Escola de Impacto, tais como o Relança-te e o Descodifica-te.

DR Foto: Cedida por Fundação Ageas e Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte