< Voltar

Pandemia no centro do Fórum Executivo Guardian Select

A Guardian Glass promoveu o seu Fórum Executivo online a 21 de Outubro, dirigido exclusivamente aos seus clientes que integram a marca de vidros duplos Guardian Select. Em debate estiveram temas fulcrais como as dificuldades que a indústria da construção enfrenta no fornecimento de materiais e a importância do vidro na eficiência energética e conforto.

O encontro reuniu mais de 100 profissionais, tanto de Portugal como de Espanha, e contou com a participação de especialistas e altos executivos da empresa que, tendo em conta o contexto internacional do sector da construção, novas construções e reabilitação, reflectiram sobre o presente e o futuro da mesma e, mais especificamente, sobre a indústria do vidro, seus desafios e oportunidades.

Guus Boekhoudt, vice-presidente executivo da Guardian Glass Europe

Guus Boekhoudt, vice-presidente Executivo da Guardian Glass Europe, abriu a sessão no Fórum agradecendo aos membros da Guardian Select a sua adesão ao programa e destacou que a força da marca vem de partilhar uma visão clara e unir esforços para a promover. “Graças ao investimento da Guardian e das empresas no programa e ao seu trabalho exemplar, a Guardian Select tornou-se uma referência de qualidade e serviço na Península Ibérica.”

Destacou ainda as oportunidades que qualquer crise pode trazer a partir dos grandes desafios que o sector enfrentou no último ano e meio. “Além das dificuldades que tivemos de superar devido à Covid-19”, enfatizou, “a indústria da construção enfrenta agora dificuldades no fornecimento que afectam tanto o vidro como outros materiais”.

Neste sentido, e apesar do que tem vindo a acontecer com a cadeia de abastecimento, Boekhoudt reafirma a confiança no crescimento contínuo e de longo prazo na procura por vidro na Península Ibérica, na Europa e no mundo. “A realidade”, refere, “é que as pessoas vão querer sempre um espaço confortável para morar e trabalhar. O vidro pode ou não ser o principal protagonista dos projectos, mas encontra-se sempre presente. Independentemente do seu destaque, o vidro é um material de construção fantástico, com propriedades únicas e difíceis de igualar, porque todos desejamos ter luz natural”.

Da mesma forma, no seu discurso, o vice-presidente executivo da Guardian Glass Europe destacou as muitas oportunidades de criação de valor colectivo e explicou que, actualmente, 40% das unidades de vidro isolante em Portugal ainda não incorporam vidro com película de revestimento o que cria uma grande oportunidade para acrescentar valor através do vidro revestido da Guardian, ajudando a conseguir poupança energética, segurança e conforto.

Luis Homet, director de vendas da Guardian Glass Europe

Luis Homet, director de vendas da Guardian Glass Europe, fez a sua apresentação após Boekhoudt, dando um vasto panorama geral da situação no mercado europeu. Entre outras coisas, destacou o alto nível de procura que ocorreu este ano e destacou os investimentos que a Guardian fez recentemente na linha de produção de vidros float do Reino Unido ou que em breve fará em novas tecnologias na fábrica no Luxemburgo com vista à redução das emissões de CO2. “Mudamos muitas coisas para nos adaptarmos à nova realidade. O importante é aprender a gerir esta nova situação inflacionária ”, explicou.

Em relação ao futuro da indústria, embora com objectivos e desafios, Homet também se mostrou optimista a médio e a longo prazo, e destacou a oportunidade de reabilitação com critérios de eficiência energética e valor acrescentado do vidro de revestimento da Guardian Glass em situações de isolamento térmico e controlo solar, entre outros, para um cliente cada vez mais exigente, que pede janelas com melhor desempenho. “Procuramos”, concluiu, “continuar a oferecer valor acrescentado. Esta é a chave e a nossa visão de negócio ”.

Ignacio Zamora, director comercial Guardian Glass Espanha e Portugal

Por sua vez, Ignacio Zamora, director comercial da Guardian Glass Espanha e Portugal, referiu que “a região ibérica não está alheia ao que se passa a nível europeu e global”, mas junta-se à “perspectiva optimista” para um futuro a médio prazo para a indústria. “Há uma procura consolidada e crescente devido à situação pós-Covid, temos soluções e estamos em condições de responder”. “Os membros da Guardian Select são a nossa forma de chegar ao mercado, são os nossos ‘pontas de lança’, e por isso encorajamos a que partilhem a nossa visão.”

Zamora também quis sublinhar que nos encontramos num momento em que os Governos têm em curso apoios económicos para a renovação energética de edifícios e habitações. Substituir janelas ineficientes por outras mais eficientes, que incorporem vidros de alto desempenho, contribui para a poupança energética e melhora o conforto interior.

Estíbaliz Berrio, responsável pela marca Guardian Select

O Fórum Executivo da Guardian Select contou ainda com as intervenções de Susana Gago, directora de Marketing do Sector Residencial para a Europa, que moderou a reunião; e Estíbaliz Berrio, responsável pela marca Guardian Select. Esta última fez um balanço da evolução nos últimos anos da marca Guardian Select, que, como a própria sublinhou, “vive um crescimento contínuo desde a sua criação há quatro anos”. “Somos uma marca muito jovem, que graças ao sucesso na selecção dos membros, ao esforço na qualidade, às diferentes iniciativas lançadas e à nossa constante actividade de comunicação, é já reconhecida no mercado”. “Construímos um nome para nós próprios neste curto espaço de tempo e devemos estar orgulhosos do trabalho que fizemos”, referiu.

Berrio congratulou também todos os membros da rede Guardian Select pela forma como enfrentaram as dificuldades e desafios dos últimos dois anos (Covid, mudanças na regulamentação EN1279: 2018, a digitalização, etc.) e lembrou que “da Guardian Glass terão sempre total apoio para o que precisarem.” Destacou ainda o bom trabalho realizado pelas 18 empresas certificadas ou em processo de certificação do gás argón.

Susana Gago, directora de marketing do Sector Residencial para a Europa

“Continuaremos a desenvolver e a implementar actividades exclusivas de formação contínua através de webinars, comunicação de evolução do mercado com newsletters mensais, bem como a dar apoio com ferramentas de marketing para a comercialização de vidros de alto desempenho. E iremos iniciar uma nova campanha que nos dará ainda mais voz e sobre a qual iremos dando informação”.

A responsável da marca Guardian Select na Península Ibérica também olhou para o futuro com confiança: “vamos consolidar o bom trabalho realizado e reforçar a prescrição junto dos arquitectos”. Berrio encerrou o encontro com estas mensagens, mas, acima de tudo, mostrou a sua total disponibilidade em continuar a trabalhar juntos e com palavras de agradecimento dirigida a todos os membros da Guardian Select pela confiança na marca. “Espero que em 2022 possamos realizar um Fórum presencial que nos permita dar fortes abraços”, concluiu.

Mais informação em: www.guardianselect.pt