< Voltar

Porto e Lisboa há procura de novas soluções

Os presidentes das autarquias do Porto e Lisboa, Rui Moreira e Fernando Medina respectivamente, reuniram-se no dia 31 de Outubro, no Porto, para debater diversas questões do interesse comum de ambas as cidades. Em destaque esteve o investimento público nas cidades.

Entre os “temas que nos aproximam”, Rui Moreira destacou o investimento público nas cidades, nomeadamente em áreas como a habitação, o turismo e a segurança.

O autarca portuense adiantou também que as duas autarquias irão preparar “um documento conjunto, a apresentar numa audiência a solicitar ao Primeiro-Ministro”, sobre o previsto programa de descentralização para as autarquias.

Já o autarca de Lisboa considerou imperativo haver “um esforço para termos mais pessoas a residir nos centros históricos das cidades”, recordando que estes dois centros urbanos, que são os maiores do País, “sofreram processos de desertificação” ao longo das últimas décadas. Fernando Medina considerou que “não se trata uma questão turista contra residente” mas antes a necessidade de “todas as zonas das cidades” terem de ser “multifuncionais, com turistas, residentes e comerciantes”. Para tal, o edil enfatizou que é preciso “encontrar soluções novas de política de habitação”, providenciando “habitação a custos mais acessíveis” para que “as classes médias e os jovens possam residir no centro das cidades”.

Foto: Anabela Loureiro