< Voltar

Portuguesas Sacyr Somague e Sacyr Neopul iniciam modernização da Linha do Norte

As empresas do Grupo Sacyr já deram início à empreitada, no âmbito do Programa Portugal 2020 e que tem como objectivo eliminar os actuais constrangimentos de capacidade a nível da infraestrutura, que condicionam a carga máxima rebocada no troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento. As obras representam um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

A empreitada de adequação do layout da Estação de Mato Miranda conta com um prazo de 540 dias e vai potenciar as condições de exploração ferroviária, através da adaptação de estações de resguardo, de modo a permitir o cruzamento de comboios com comprimento até 750m.

Estão previstas intervenções na Estação de Vale de Figueira, Estação de Mato Miranda e entre a Estação de Riachos e a Estação do Entroncamento e a obra prevê ainda a eletrificação da Linha Mãe de Ramais, a supressão de uma passagem de nível, a construção de um acesso superior pedonal, um desnivelamento superior rodoviário e a construção de uma passagem inferior agrícola, estando prevista também a implementação de um sistema de sinalização eletrónica.

“O Grupo Sacyr tem uma vasta experiência em trabalhos no sector ferroviário onde conta com o grande know how da empresa ferroviária portuguesa Sacyr Neopul. As nove empreitadas adjudicadas pelas Infraestruturas de Portugal à Sacyr Somague e à Sacyr Neopul nos últimos cinco anos são o reconhecimento e prova da nossa experiência e capacidade neste setor”, comenta Marcos Rubio, administrador delegado do Grupo Sacyr em Portugal.

DR Foto: Charles Forerunner na Unsplash