< Voltar

Prémios Construir

A noite foi de festa e decorreu durante o Festival Internacional de Inovação e Criatividade, na Feira Internacional de Lisboa. A edição de 2013 dos Prémios Construir distinguiu os melhores nas áreas da Construção, Arquitectura, Engenharia e Imobiliário.

O prémio Excelência, o único que não é atribuído através de votação, foi entregue a Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, presidente da comissão Organizadora do Salão Imobiliário de Portugal e presidente da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa.

O prémio “Personalidade do Ano” foi para o CEO da Mota-Engil, Gonçalo Moura Martins. Tendo esta empresa também sido considerada a “Construtora do Ano”. Luís Simões da Silva, responsável pela CMM, foi eleito a “Personalidade” na área da Engenharia e Miguel Saraiva a “Personalidade do Ano” na Arquitectura.

O edifício Data Center da Portugal Telecom, na Covilhã, valeu o prémio “Sustentabilidade” à Somague em parceria com a Opway e também o “Melhor Projecto” na área de Engenharia atribuído à Covieng. Enquanto nas áreas de “Reabilitação” e “Internacionalização” foi distinguida a Ramos Catarino e ao nível da Fiscalização e Coordenação venceu a Coba.

O “Melhor Gabinete” foi considerado a Projecto.Detalhe. No âmbito da Arquitectura, Miguel Saraiva recebeu ainda o troféu de “Melhor Atelier” e de “Melhor Projecto Privado” para a Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto. O “Melhor Projecto Público” foi para a Ampliação do Museu Marítimo de Ílhavo, da autoria dos ARX. E o “Melhor Projecto de Recuperação” foi para o Focus Group pelo Edifício Maxmara, em Lisboa.

Ao nível do imobiliário: o “Melhor Edifício de Escritórios” foi considerado a nova sede da Microsoft, o “Melhor Edifício de Habitação” foi o Passeio das Cardosas, o “Melhor Empreendimento Turístico” foi a Cidadela Historic Hotel e a “Melhor Consultora” foi a CBRE.