< Voltar

Tectum First da BMI recebe certificação PassivHaus

O Passive House Institute concedeu à BMI a Certificação PassivHaus para o Sistema Tectum First, sendo assim o primeiro para cobertura inclinada, em Portugal. Esta certificação é válida em Espanha, Portugal, e em todos os países com um clima temperado quente.

O PassivHaus, ou casa passiva, é um padrão de construção com um papel cada mais relevante. Este padrão combina um elevado conforto interior com um consumo de energia muito reduzido e a um preço acessível, devido ao extremo cuidado com a envolvente do edifício e do sistema de ventilação controlada.

A principal característica de uma habitação PassivHaus é a notável redução do consumo energético, até 75% menos que uma habitação convencional. Para alcançar este resultado é essencial cumprir cinco características: Elevado isolamento térmico da envolvente que garanta uma transmitância térmica inferior a 0,15W/m2K aproximadamente; ausência de pontes térmicas; estanqueidade do ar exterior; portas e janelas com elevado desempenho; e sistemas de ventilação com recuperador de calor.

Os três primeiros parâmetros são alcançados pela BMI com o Sistema Tectum First o qual se pode instalar em telhados de cerâmica ou cimento. Está preparado para qualquer tipo de edifício, tanto para uma obra nova como reabilitação.

O sistema é composto por telhas e peças fabricadas com tecnologia BMI e componentes para telhados BMI de distintas gamas. Entre as suas características destaca-se a elevada resistência térmica (entre 30% e 50% mais resistência térmica comparando com os isolantes tradicionais), revestimento complexo multi-capa (impermeável e à prova do vapor de água) e novo acabamento macho e fêmea (para melhorar o tratamento das pontes térmicas).

A chave para o Sistema Tectum First encontra-se no painel Clima First. É um painel macho e fêmea com película e adesivo incorporado, conseguindo assim o máximo conforto técnico com uma espessura mínima. É feito com um composto de espuma rígida de poliuretano de poliisocianurato. Este elemento permite uma união transversal e longitudinal das placas formando um bloco completo sobre a superfície base do telhado, sem pontes térmicas e com impermeabilização total.

Nas palavras de José Hermindo, responsável da BMI Expert, “a BMI e Tectum First estão na vanguarda dos sistemas de coberturas oferecendo aos arquitectos um sistema que cumpre com todas as características do standard PassivHaus, facilitando assim o seu trabalho e dos construtores por ser um sistema testado e de fácil montagem e aos promotores, pelos benefícios de uma elevada eficiência energética”.

A BMI considera um investimento com futuro apostar na inovação e na construção sob o padrão PassivHaus.