< Voltar

Tektónica aposta no Mundo Árabe

Assinalando a sua 16ª edição, a Tektónica – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, regressa à FIL, no Parque das Nações, de 6 a 10 de Maio. Este ano vai destacar as oportunidades do mercado árabe.

Sob o lema “Construção, Pilar do Desenvolvimento da Economia Mundial” a Fundação AIP, através AIP – Feiras Congressos e Eventos, organiza a Tektónica 2014 num período em que a economia portuguesa e o sector da construção em particular apresentam sinais moderados mas consistentes de crescimento, invertendo o sentido até agora registado em anos anteriores.

Neste contexto, a organização convida potenciais compradores de vários mercados, este ano com especial enfoque no Mundo Árabe, oriundos da Argélia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, entre outros países. Para o efeito vão ser apresentados os seminários: “Arab Market Over View – Kuwait” e “Arab Market Over View – Catar “, numa organização da Fundação AIP e da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa.

Um dos eventos a salientar nesta edição é também a exposição “Portugal Constrói”. Segundo a organização, “pretende ser uma prova da competência na investigação e desenvolvimento, da qualidade dos materiais e recursos humanos, do saber aprender e desenhar tendências, do reconhecimento da nossa indústria de materiais de construção, mostrando os produtos e soluções de mais de uma dezena de empresas portuguesas exportadoras que eleva o nome de Portugal em todo o mundo”. Tratam-se de empresas reconhecidas internacionalmente que “definem a nossa identidade nacional e posicionam Portugal como um país com o qual é bom fazer negócios”.

Em destaque vai estar ainda o fórum “Construção, Imobiliário e Segurança na Lusofonia” que pretende privilegiar as acções que incrementem o fortalecimento das relações institucionais, económicas e empresariais entre os países de expressão portuguesa. A segunda edição deste fórum é uma parceria entre a Fundação AIP e a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário e vai reunir entidades oficiais e empresários dos mercados lusófonos com vista à exploração de oportunidades de investimento e promoção de sinergias entre empresas portuguesas e empresas dos mercados de Angola, Brasil, Cabo-Verde e Moçambique.

No seio da sua missão de apoio à internacionalização a Tektónica tem promovido várias acções empresariais dirigidas a empresas portuguesas do sector da construção, levando anualmente mais de 200 empresas portuguesas exportadoras a mercados tão diversos como Angola, Moçambique, Marrocos, Colômbia, México, Emiratos Árabes Unidos, China e Alemanha.

Durante os cinco dias de realização da feira, os profissionais do sector contam com um vasto programa de conferências e sessões de formação em que podem participar. Os temas das conferências vão desde a internacionalização dos sectores da Construção, Energia e Ambiente – amianto e outras substâncias perigosas, sílica cristalina respirável, fachadas energeticamente eficientes, entre outras – passando pela segurança no trabalho e as tendências na Arquitetura.

Sendo um espaço cada vez mais valorizado pelos profissionais que visitam o salão, vai ser promovido a Academia Tektónica onde terão lugar acções de formação profissional promovidas por várias entidades certificadas.

No âmbito do compromisso para com a sustentabilidade, o Tekgreen – Salão da Eficiência Energética dá destaque às empresas que desenvolvem produtos e soluções com impacto positivo nos consumos de energia, na reciclagem de materiais, no apoio à reabilitação urbana ou em sistemas construtivos inovadores.

A grande novidade vai ser a realização do certame em simultâneo com o BrickoGarden. Trata-se de um espaço onde todas as pessoas podem aprender a recriar as suas casas, tomando contacto direto com produtos e técnicas para pôr em prática os seus pequenos projectos de construção. 

 Foto: Dubai