< Voltar

“Construir um futuro promissor” para a Construção e o Imobiliário

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) informou que celebrou na passada terça-feira, 13 de Agosto, o seu 132º aniversário.

De acordo com a Associação, o seu percurso reflecte o compromisso e a dedicação às empresas a si associadas, constituindo-se como “uma referência enquanto a única entidade, no plano associativo, que representa e promove o sector da Construção e do Imobiliário”.

Em comunicado, a AICCOPN afirma ter concretizado a ambição de ser a única associação representativa da Construção, permitindo-lhe “actuar a uma só voz e operacionalizar as acções necessárias”. A Associação afirmou ainda que o seu número de empresas associadas está em crescente evolução e que reforçou a sua estrutura associativa no Porto, em Lisboa e em Faro.

A Associação acredita que a sua resiliência, expressa na longevidade e adaptação às constantes mudanças, dá-lhe a “robustez necessária” à continuidade da sua missão e ao apoio às empresas, no âmbito da superação dos desafios que se colocam actualmente ao nosso País.

Na nota divulgada à imprensa, a AICCOPN reforçou a necessidade de concretizar os investimentos previstos no Plano Nacional de Investimentos 2030 e modernizar o país, impulsionando o seu crescimento económico e sustentável.

Considera também urgente resolver o problema da crise habitacional, a falta de estímulo ao investimento público, a adopção de medidas que conduzam a uma aceleração dos processos de decisão e de contratação pública associados, bem como a mitigação dos principais constrangimentos que afectam as nossas empresas portuguesas, designadamente, a falta de mão-de-obra especializada, a evolução do preço das matérias-primas, energia e materiais de construção, as restrições no financiamento. Defende ainda que se potenciem as capacidades e competências digitais, com o incentivo da prática de técnicas construtivas inovadoras, mais sustentáveis e energeticamente eficientes.

“Os presentes desafios requerem uma abordagem multifacetada e a cooperação estreita entre as entidades que tutelam o sector e os vários agentes do mercado, pelo que, a AICCOPN assume firmemente uma voz activa em representação dos seus associados”, afirmou a Associação. “Com um universo, que conta mais de 6.000 empresas associadas, continuaremos, com determinação, a construir um futuro promissor para o sector da Construção e do Imobiliário em Portugal”, rematou.

DR Foto: Josue Isai Ramos Figueroa na Unsplash