< Voltar

Vicaima assegura qualidade das soluções corta-fogo

O incêndio na Torre Grenfell, em 2017, em Londres levantou algumas questões em relação ao sector das portas corta-fogo. A Vicaima, que se dedica a este mercado, afirma que continua com o compromisso de fornecer soluções corta-fogo testadas e certificadas que garantem uma performance exemplar.

Os recentes resultados publicados pelo ministério de Habitação do Reino Unido (MHCLG), relativos à investigação no sector das portas corta-fogo, impulsionada pelo trágico incêndio na Torre Grenfell, em 2017, demonstrou que todas as portas corta-fogo em madeira testadas de forma independente, atingiram os critérios mínimos exigidos de 30 minutos e foram consistentes no que respeita à resistência ao fogo quando fabricadas de acordo com as especificações.

Os testes corta-fogo foram realizados para conjunto completo de porta, aro e acessórios, segundo a British Standard BS 476 Parte 22, em laboratórios acreditados pela UKAS (Organismo de Acreditação do Reino Unido). Estes testes incluíram portas a abrir para o interior da fornalha (sentido de abertura mais exigente) e portas a abrir para o exterior da fornalha.

Das 25 portas corta-fogo analisadas, fez parte a solução corta-fogo 30 minutos da Vicaima, que alcançou o seguinte resultado: na abertura para o interior da fornalha (lado mais exigente) o tempo de resistência ao fogo foi de 54 minutos e na abertura para o exterior da fornalha o tempo de resistência ao fogo foi de 48 minutos.

Este resultado demonstra o compromisso da Vicaima em fornecer soluções corta-fogo (compostas por porta, aro e acessórios) testadas e certificadas por entidades acreditadas e independentes, que garantem uma performance exemplar comparativamente à restante oferta do mercado. Para além disso, uma resistência ao fogo de 54 minutos (no lado mais exigente do teste) para uma porta corta-fogo 30 minutos, estabelece a marca Vicaima como uma referência no que respeita à segurança.

Como fabricante especializado em portas corta-fogo, e com um compromisso de longa data no que respeita a rigorosos testes de resistência ao fogo, com acreditação de entidades independentes e rastreabilidade do produto, a Vicaima apoia totalmente o esforço para elevar os padrões de qualidade em toda a indústria e proporcionar tranquilidade ao mercado da construção.

As portas corta-fogo representam uma elevada percentagem na produção anual de portas da Vicaima, e destacam-se da variada oferta do mercado pelo facto utilizarem uma estrutura em réguas de madeira e o interior maciço tradicional da Vicaima, o que confere à porta maior robustez inclusive para fixação dos acessórios. Qualidade, performance e inovação estão na essência da Vicaima e produzir soluções que garantam a protecção de vidas e bens é mandatário.