< Voltar

3ª prestação do IMI chega hoje

A terceira prestação do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) começa a ser paga a partir de hoje e terá de ser cumprida até ao final do mês de Novembro. Este imposto é aplicável aos contribuintes com valores superiores a 500 euros.

O Orçamento do Estado para 2013 passou a incluir o IMI pago em três prestações – Abril, Julho e Novembro – quando o valor a pagar for superior a 500 euros. Recorde-se que, até então, a lei apenas previa o pagamento de duas prestações – Abril e Setembro – nos casos em que o valor a pagar fosse superior a 250 euros e apenas uma prestação – Abril – para os montantes inferiores a 250 euros. Nos casos em que o IMI é superior a 250 euros mas inferior a 500 euros, o pagamento deste imposto é repartido por duas prestações – Abril e Novembro.

Muitos dos contribuintes que estavam habituados a pagar apenas duas prestações passam, agora, a pagar três e tal fica a dever-se ao facto do seu IMI ter sido agravado como resultado da reavaliação geral de imóveis que levou a um aumento do valor patrimonial dos seus imóveis.

Margarida Oliveira contraiu um crédito à habitação para um T2 no concelho de Oeiras. Como explica, o aumento do IMI “vem numa altura em que as famílias já fazem um esforço extraordinário para cumprir com o pagamento mensal das prestações da casa ao banco, depois queixam-se que tem aumentado o número de famílias que entrega a casa ao banco!”. Quando a sua casa foi reavaliada previu o pior cenário que se veio a confirmar: “Aumentou, como é óbvio, o valor patrimonial da minha casa, logo passei a pagar mais IMI”. Acrescentando: “Por um lado, não conseguia pagar o valor todo de uma só vez pelo que três prestações é uma forma mais suave de o fazer; mas, por outro, não posso deixar de pensar que é mais uma das artimanhas do Governo para nos tirar o pouco dinheiro que já temos e que mal dá para chegar ao final do mês… isto a um mês do Natal…”