< Voltar

Acontecem hoje os Prémios Personalidades 2024

No ano em que a Magazine Imobiliário celebra 11 anos de actividade e de muitos momentos marcantes, atribui os Prémios Personalidades 2024 a cinco notáveis cujas vidas e percurso profissional tiveram um impacto significativo nas áreas a que se dedicam.

Os eleitos, escolhidos pela equipa editorial da revista Magazine Imobiliário, são na edição de 2024: Imobiliário – José Cardoso Botelho (Vanguard Properties); na Construção – Amaro, Hélder e Luís Santos (Jular); no Ambiente – Nelson Lage (ADENE); no Turismo – Bernardo Trindade (PortoBay Hotels & Resorts / AHP); e com o Prémio de Mérito – Arquitecto João Paciência.

O evento conta com o patrocínio da Habitat Invest, eXp, Grohe e Haier, tem como portal oficial a Supercasa e na comunicação a Green Media.

A cerimónia do 11º Aniversário da Revista vai decorrer hoje, dia 19 de Setembro, no Hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Paço de Arcos, Oeiras.

Conheça os ilustres premiados:

Prémio Personalidade Imobiliário 2024

José Cardoso Botelho

Nascido em 1964, em Lisboa, desde cedo mostrou aptidão para os números. Licenciado em Gestão, com especialização em Finanças Empresariais, possui um MBA em Gestão Internacional e pós-graduações nas áreas de Negociação e Data-Base Marketing.

Desde 1987 dedica-se de corpo e alma ao empreendedorismo. Guiado pelas suas aspirações desenvolve negócios nas áreas da promoção e rendimento imobiliários, da construção e obras públicas, do desenvolvimento de softwares 3D, equipamento médico, lazer, retalho têxtil e alimentar, indústria de compósitos, agricultura e investimentos financeiros.

A sua especialização em Gestão Internacional permitiu-lhe expandir, com perspicácia, os seus negócios para fora de Portugal, mais precisamente para a Suíça, Alemanha, Rússia e Angola. Membro do Conselho Consultivo do GRI de Portugal, gere mais de 1,35 biliões de euros de investimentos no nosso País.

Figura proeminente do imobiliário português, é actualmente director-executivo e co-fundador da Vanguard Properties. Este é um grupo empresarial que agrega um conjunto de mais de setenta sociedades e cerca de 850 colaboradores que actuam nos sectores imobiliário, industrial, serviços, desporto, arte e mecenato.

Casado e pai de três filhos, reside na capital e dedica-se à leitura, à pintura e à natação. Afirma que o seu “hobby predilecto” é o empreendedorismo, no entanto, ávido conhecedor pelo mundo, tem um gosto particular por viajar. Diz-se um apaixonado pela gastronomia e, talvez por isso, adore receber os amigos em casa e cozinhar para todos. Acrescentamos que é alguém que sabe apreciar a vida, mas também sabe partilhar e inspirar outros.

 

Prémio Personalidade Construção

Amaro, Hélder e Luís Santos

Amaro, Hélder e Luís Santos fazem parte da segunda geração da Jular Madeiras, empresa familiar fundada em 1973 e que se agigantou como um dos mais notáveis players da indústria da construção portuguesa. Dando continuidade ao legado de Júlia e Amaro Santos, os três irmãos continuam a dinamizar e a inovar a empresa com 50 anos de história na comercialização de materiais para o sector, possuindo um know-how inigualável no que toca ao que de melhor se faz na construção em madeira.

Licenciado em Economia e pós-graduado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, Amaro Santos é o actual presidente do Conselho Administrativo da Jular, onde, há 40 anos, iniciou a sua carreira como Gestor de Produção. Responsável pelo desenho estratégico da actuação da empresa, é possuidor de um conhecimento ímpar no que toca às potencialidades construtivas e sustentáveis da madeira, o que lhe tem granjeado convites frequentes para ser orador de workshops e seminários.

Com uma carreira de 30 anos, Hélder Santos é Gestor de Vendas e Administrador da Jular, sendo responsável pela gestão das relações que estabelece com os seus clientes e pela criação de produtos inovadores e sua introdução nos mercados de actuação da empresa. Casado e pai de três filhos, estudou Direito na Universidade Católica e possui uma pós-graduação em Gestão de Negócios Internacionais, formação que o tornou especialista em Direito Comercial e Liderança de Equipas.

Director Comercial e Administrador da Jular, onde, há 30 anos, iniciou o seu percurso no sector de madeiras e revestimentos, Luís Santos é reconhecido pela sua excelência em negociação, desenvolvimento de parcerias e desenho de estratégias de vendas. À semelhança dos seus irmãos, passou pela Universidade Católica, onde adquiriu uma sólida formação na área da Gestão. Pai de quatro filhos, ocupa-se ainda da administração e crescimento sustentável da empresa Tijolar – Cerâmica do Olival.

Para além do ofício que os une, os irmãos são ainda apaixonados pelo desporto. Amaro Santos dedica-se ao jogging e ao trekking, Hélder Santos prefere o golfe e o ténis, e Luís Santos prefere aventurar-se no esqui e vela. Amaro e Luís Santos partilham ainda uma veia artística, nutrindo um particular gosto pela fotografia.

 

Prémio Personalidade Ambiente 2024

Nelson Lage

Licenciado em Ciência Política – Relações Internacionais e mestre executivo em Gestão e Desenvolvimento de Liderança, tem guiado a sua vida pessoal e profissional por valores como a determinação, auto-motivação e auto-disciplina, dedicando a sua existência à defesa do Planeta.

Possui 20 anos de experiência no sector público nas áreas da Energia, Inovação e Relações Internacionais, onde desempenhou cargos de assessor, adjunto e chefe de Gabinete em diferentes governos.

Considera as competências de trabalho em equipa, combinadas com a disciplina, essenciais para uma carreira de sucesso e, nesse sentido, decidiu juntar-se à ADENE – Agência Portuguesa da Energia, com a qual tem, desde em 2011, desenvolvido actividades de interesse público nas áreas da Energia, Eficiência Hídrica e Mobilidade Sustentável.

Em 2020 pôs em prática as suas capacidades de gestão de liderança e assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração da ADENE, que tem sabido usar com sabedoria para promover a literacia ambiental junto dos sectores empresarial e associativo, procurando estimular o seu envolvimento e colaboração na descarbonização e transição energética de Portugal.

Para além do seu afecto pelas questões ambientais, é apaixonado pelas artes. Leitor assíduo, encontra na música e na fotografia formas de se expressar, possuindo um vasto portfólio de imagens captadas nos mais variados momentos e um catálogo de composições musicais em piano e viola. Preocupa-se ainda em estar em constante contacto com o mundo, procurando ao máximo viajar e travar conhecimento com várias culturas, quando o tempo o permite.

 

Prémio Personalidade Turismo 2024

Bernardo Trindade

Diz-se “madeirense”, mas nasceu em Lisboa, Bernardo Trindade é uma das mais ilustres figuras do turismo nacional, tendo fornecido contributos fulcrais para o traçar da arquitectura institucional do sector, que se encontra em vigor desde 2008.

É licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISG – Business and Economic School e possui um vasto conhecimento no que ao mundo executivo diz respeito, tendo frequentado vários programas da Universidade Católica Portuguesa dirigidos a Executivos.

Conta com uma notável carreira legislativa que teve início como deputado na Assembleia Legislativa da Madeira, de 2000 a 2005, tendo sido, posteriormente, secretário de Estado do Turismo nos XVI e XVII governos constitucionais, entre 2005-2011. Nessa altura, criou o Turismo de Portugal, empreendeu uma intensa reforma e reorganização espacial das regiões de turismo nacionais e levou a cabo uma revisão de toda a legislação do sector, nomeadamente no que diz respeito à lei dos empreendimentos turísticos, agências de viagens e animação turística.

Homem de família, de quem recebe o apelido “community manager”, é actualmente administrador do grupo hoteleiro madeirense PortoBay Hotels & Resorts, que conta com 16 hotéis em geografias como a Madeira, Lisboa, Algarve, Porto e Brasil, e emprega mais de 1000 colaboradores.

É ainda presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) para o mandato 2022-2025 e do Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Apaixonado por Lisboa, onde reside há 20 anos e desempenha funções como autarca de freguesia em Arroios, Bernardo Trindade é um amante de Portugal e, em especial, da Madeira, cujas serras gosta de percorrer em busca de “desafios”. Procurando manter a mente e o corpo activos, nutre um grande gosto pelo ténis, que pratica três vezes por semana, e pela leitura.

O seu percurso e engenho granjearam-lhe a condecoração de “Grande-Oficial da Ordem D. Infante D. Henrique” pelo Presidente da República Portuguesa.

 

Prémio Personalidade Mérito 2024

João Paciência

É um “Senhor” da Arquitectura portuguesa, tendo um legado que percorre de Norte a Sul o País e o mundo.

Homem de convicções, diríamos mesmo um filósofo da arquitectura, tem uma visão muito própria dos edifícios, do urbanismo, das formas de viver e habitar nas quais imprimiu a sua própria impressão digital. Encanta ouvi-lo, embora o próprio diga que ser frontal nas suas opiniões não o tenha “ajudado muito” ao longo da vida. Contradizemos, é precisamente o seu conhecimento e ideias que fascina todos. Mas é ver e sentir as suas obras o que mais nos cativa.

Nascido na vila alentejana de Mora, cresceu rodeado de livros, silêncio e pelas pinturas do seu pai, João Paciência.

Aluno do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde foi professor da cadeira de Projecto, possui atelier próprio desde em 1980. Com uma prodigiosa carreira de mais de quatro décadas, durante as quais desenvolveu projectos incidentes sobre as mais diversas áreas – desde hotéis e turismo, ao planeamento urbano, a hospitais, escolas, habitação e decoração -, é responsável pelos notáveis traçados do “Atrium Saldanha” e dos edifícios de apartamentos “Habiparque” em Telheiras, que lhe granjearam dois prémios Valmor em Lisboa. É ainda autor de projectos como “Alcântara-Mar” e dos edifícios “Alto do Restelo”. Fora das fronteiras de Portugal, debruçou-se sobre projectos de diversas escalas e programas, em países como Argélia e Angola.

A par da arquitectura, revela um particular interesse pela música, tendo os seus anos de estudante universitário sido marcados pelo jazz, pela música clássica e por sessões de canto e viola vividas entre amigos. Amante de livros e homem de família, gosta de saborear os pequenos prazeres da vida, de contemplar o nascer do Sol e de viajar.

A sua visão e traçado incomparáveis e o evidente empenho e paixão com que impregna todos os seus projectos mereceram-lhe, entre outros galardões, o Prémio Municipal Cidade de Almada (2006), o Prémio SIL Carreira (2013) e a condecoração de Comendador da Ordem de São Tiago (2006).

No início dos seus 80 anos continua a envolver-se em diferentes projectos turísticos, bem como na reabilitação e construção nova de edifícios na capital, revelando que continua a ser uma referência da Arquitectura nacional.

DR Fotos:

Principal: Magazine Imobiliário / Joaquim Morgado

Personalidades: Magazine Imobiliário / Anabela Loureiro

Personalidade Construção – Cedida por Jular