< Voltar

Alojamento para estudantes: A nova alternativa de investimento em Portugal

Tradicionalmente, uma residência de estudantes oferecia um quarto partilhado num apartamento ou numa residência universitária. Actualmente o conceito vai mais longe e pode abranger salas de jantar privadas, ginásios ou até mesmo piscina. Além desta tendência, a consultora imobiliária CBRE revela alguns insights que sobre as residências de estudantes em Portugal.

No último ano, em Portugal, contabilizaram-se mais de 360.000 estudantes, sendo que, 40% destes residiam em Lisboa e 12% no Porto. Relativamente a estudantes estrageiros, o número atingiu os 37 mil estudantes, que correspondem a 10% do total. De acordo com dados estatísticos fornecidos pelas universidades, as nacionalidades dos estudantes internacionais são bastante diversificadas, mas destacam-se os dos países de língua oficial portuguesa e Alemanha.

Em 2018, dez universidades portuguesas alcançaram o top 100 das Melhores Universidades segundo o QS World University Rankings by Subject. O crescente reconhecimento internacional, tem conduzido a uma afluência de estudantes estrangeiros. A título de exemplo, no ano letivo de 2016-2017, a NOVA Business School, umas das universidades que mais tem subido nos rankings internacionais, recebeu cerca de 1.800 inscrições de estudantes de mestrados estrangeiros, estando previsto um crescimento ainda maior com a mudança para as novas instalações. Apesar da crise económica, o número de estudantes em Portugal continuou a crescer, sendo que entre 2013 e 2017 foi registado um aumento de quase 30%.

Relativamente ao alojamento, os valores em residências disponibilizadas pelas universidades ronda, por norma, os 300 euros mensais, sendo que existem situações especiais, em que os preços praticados são mais económicos, como é o caso dos alunos bolseiros. No caso das residências privadas, que oferecem vários quartos por edifício, os valores rondam os 400 euros mensais em Lisboa e 300 euros no Porto. Actualmente, há um pequeno número de operadores de residências de estudantes já activos neste sector, como o HUB Alvalade (470€/mês) ou até o SPRU Sapadores (302€/mês).

Dada a oferta de operadores internacionais, o alojamento profissional para estudantes revela-se uma alternativa bastante interessante para todos aqueles que pretendem investir em Portugal. Esta nova tendência está também a ser mais notada no Porto, onde a oferta de alojamento em residências com gestão especializada é ainda muito reduzido. Actualmente, insígnias internacionais com a Milestone, Collegiate ou Nido estão actualmente a desenvolver projectos que poderão significar um acréscimo de 3.000 camas em residências de estudantes especializadas no Porto.