< Voltar

Apoio ao pagamento de rendas pode chegar a 100 mil famílias

São palavras da Ministra da Habitação, que avançou com o número no podcast do semanário Expresso ‘Perguntar não ofende’, onde respondeu a várias questões sobre o programa “Mais Habitação”.

Este apoio extraordinário ao pagamento das rendas será concedido por períodos de 12 meses e é prorrogável até a um máximo de 60 meses, ou seja, cinco anos), e o valor pode chegar até aos 200 euros mensais.

As famílias que poderão usufruir deste apoio devem ter taxas de esforço superiores a 35%, ou seja, o pagamento da renda absorve mais de 35% do seu rendimento mensal. Além disto, deverão ainda ser famílias com rendimentos até ao 6.º escalão do IRS, cujo contrato de arrendamento tenha sido registado no Portal das Finanças até 31 de Dezembro de 2022, e cuja a renda esteja enquadrada nos limites previstos no programa Porta 65.

Os detalhes acerca deste apoio, bem como a forma como as famílias terão acesso, estão ainda a ser definidos. O programa “Mais habitação” volta a ser analisado pelo Conselho de Ministros de 16 de Março.

DR Foto: Ira Komornik na Unsplash