< Voltar

BPI detém 60% de quota da linha de financiamento JESSICA

O BPI anunciou que lidera a colocação do programa de financiamento JESSICA (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas), com uma quota de 60% do crédito concedido. O banco contratualizou 99 projectos, 73 na região Norte, 15 na região Alentejo e outros 11 na região Centro, com um financiamento total de 273 milhões de euros que permitiram alavancar 426 milhões de euros de investimento.

Os dados foram revelados ontem pelo Comité de investimento do Fundo JESSICA, presidido por António Ceia da Silva, durante o evento que assinalou o 10º aniversário do primeiro investimento financiado por este programa de apoio ao investimento.

Recorde-se que o Fundo JESSICA é um programa lançado em 2011 pela Comissão Europeia e pelo Banco Europeu de Investimentos, para apoiar projectos de desenvolvimento urbano sustentável, através de empréstimos a longo prazo e recorrendo a fundos estruturais da União Europeia.

Em Portugal o fundo foi financiado pelos Programas Operacionais do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, sendo gerido pelo Banco Europeu de Investimento e com a intermediação financeira e co-financiamento do Banco BPI, da Caixa Geral de Depósitos e do Turismo de Portugal.

Até ao momento o fundo permitiu alavancar um investimento total no valor de 830 milhões de euros na reabilitação urbana, que resultou na criação directa de mais de 3.844 novos postos de trabalho, distribuídos por 218 projectos em mais de 30 municípios de Norte a Sul do País. Na Região Alentejo foram 32 os projectos apoiados, com 198 postos de trabalho diretos criados, num total de 121 Milhões de euros alavancados. As áreas de intervenção que mais recorreram ao Fundo foram o Turismo, o Sector Social, o Comércio e a Energia.

DR Foto: L’odyssée Belle on Unsplash