< Voltar

Casas inteligentes e flexíveis

A NOS informou que, depois dos primeiros projectos comunicados no Porto e em Lisboa, Terracota e Nobilus são os dois mais recentes projetos em Vilamoura que vão contar com a sua tecnologia Smart Home.

Lançados no final do mês de Junho, os empreendimentos Terracota e Nobilus disponibilizam 87 e 47 apartamentos, com tipologias T1 a T4, respectivamente. Estes novos projectos iniciaram a sua construção no 2º trimestre de 2024 e espera-se que estejam concluídos entre final de 2025 e maio de 2026.

O Nobilus, situado a 5 minutos do centro, da praia e da marina de Vilamoura, é um empreendimento de luxo com 47 apartamentos de tipologias T2, T3 e T4, com áreas entre 107 e 202 metros quadrados (m2). Segundo a NOS, este projecto destaca-se pela sua abordagem sustentável, utilizando madeira laminada cruzada (CLT) na construção, um material robusto e com menor pegada de carbono em comparação com o betão. As unidades do Nobilus contarão com piscinas privadas e comuns, além de estacionamento privativo.

Localizado a apenas 10 minutos do centro de Vilamoura, o Terracota é um projecto residencial inspirado num estilo de arquitectura moderno e situado numa área verde de pinhal, próximo da praia e dos cinco campos de golfe de Vilamoura. Conta com 87 unidades residenciais de tipologias T2, T3 e T4, variando entre 78 e 157 m2, possuindo cada uma delas um jardim e uma área comum com piscina rodeada de areia, proporcionando um ambiente de resort exclusivo.

De acordo com a NOS, promovidas pela Vilamoura Lusotur SIC, Imobiliária Fechada, S.A. sob gestão da Norfin SGOIC, estes projectos cumprem “o compromisso de excelência e sustentabilidade, sem esquecer o vector tecnológico”. Com contextos de utilização que vão desde a utilização para férias, para investimento, e residência permanente, foram “projectadas para redefinir o conceito de viver bem, unindo sustentabilidade, conforto e tecnologia de vanguarda”. Cada casa estará, por isso, equipada com funcionalidades de segurança, protecção, bem como automação para iluminação, estores e climatização.

Tendo em conta a diversidade de proprietários e do tipo de utilização, a solução NOS Smart Home revela-se, para si, “um factor importante de tranquilidade”, pelas funcionalidades de segurança inteligente e acesso remoto à habitação.

Adicionalmente, a utilidade potencial da solução para residentes estrangeiros é assegurada, uma vez que permite uma imediata adaptação do painel e da App a outras línguas, estando disponível em 19 línguas diferentes. Por outro lado, o próprio processo de onboarding na casa inteligente foi pensado para se adaptar a todos os proprietários, independentemente da sua nacionalidade, pelo que tanto as instruções de activação, manual e Kit de Boas Vindas estão disponíveis em português e inglês.

“Estamos muito satisfeitos por podermos ter projectos já assinados NOS Smart Home de Norte a Sul do País. É mais uma prova da mais-valia que esta solução pode aportar, tanto para promotores como para os habitantes finais, em termos de sustentabilidade e eficiência. É, também, uma demonstração da versatilidade da NOS Smart Home que se ajusta aos mais diferentes perfis de projectos, mais sustentáveis ou premium, bem como a diferentes proprietários, independentemente da sua nacionalidade”, sublinhou Daniel Beato, administrador da NOS.

“Uma opção de casa inteligente flexível do ponto de vista de requisitos de instalação, em paralelo com um parceiro sólido e com elevada presença a nível nacional no suporte ao cliente, foi um factor importante de escolha, respeitando assim o nível de exigência e qualidade que a Lusotur SIC coloca em todos os projectos em Vilamoura”, acrescentou Henrique Rodrigues da Silva, chief operating officer do Grupo Norfin.

DR Fotos: Cedidas por NOS