< Voltar

Clarissas: a nova aposta residencial em Sacavém

A Thomas & Piron comunicou que vai lançar o seu novo empreendimento Clarissas, em Sacavém.

Este novo empreendimento nasce num terreno histórico, com uma área total com cerca de 10 hectares, onde foi construído, no séc. XVI, o antigo Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres e a actual Igreja Matriz de Sacavém e que, mais tarde, foi ocupado por instalações militares, conhecidas como Quartel de Sacavém.

Com vista para o rio Tejo, em plena zona ribeirinha, e com acesso directo ao Parque Tejo e à ponte pedonal que liga Lisboa e Loures, este novo projecto residencial destaca-se, conforme comunicado, pela sua “localização-chave”, com uma rede consolidada de transportes públicos e acesso directo ao Aeroporto da Portela e às principais autoestradas nacionais.

Com um investimento total superior a 300 milhões de euros, o início da construção e comercialização, que decorrerá em quatro fases, está previsto para 2025 e o seu término para 2034. O projecto prevê ainda a reabilitação da Praça da República, no centro de Sacavém, a construção de uma rede de infraestruturas, e ainda a criação de espaços verdes na envolvente do empreendimento.

O projeto imobiliário Clarissas vai incluir a construção de uma nova urbanização, que contempla uma área residencial com 10 lotes, 37 edifícios, num total de cerca de 760 apartamentos, de tipologias T1 a T5, incluindo penthouses e duplex, com cerca de 83.400 metros quadrados (m2) e com valores a partir dos 195.000€.

Todos os apartamentos vão contar com varandas ou terraços, estacionamento privativo e, em alguns dos edifícios, terão acesso a ameneties exclusivas como piscina e jardins privativos. Serão ainda criados cerca de 9 mil m2 de zonas comerciais e de serviços, 30 mil m2 de zonas verdes, equipamentos sociais e de lazer destinadas a seniores e crianças, uma rede de infraestruturas com a construção de acessos pedonais e rodoviários. Os moradores contarão ainda com um total de lugares de estacionamento que poderá ascender a 2.400, sendo 1.800 privados e 700 públicos, incluindo um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 180 lugares.

Com assinatura do gabinete de arquitectura Saraiva + Associados, de Miguel Saraiva, e, segundo comunicado, “com um conceito de habitação inovador e sustentável incorporado no seu design”, todos os apartamentos foram pensados para serem eficientes energeticamente e amigos do ambiente, contemplando ainda a criação de 30 mil m2 de áreas verdes.

De acordo com a Thomas & Piron, na escolha dos materiais foi tida em conta que a sua origem e transformação ocorra preferencialmente em Portugal, diminuindo desta forma a pegada ecológica do empreendimento. Estão ainda previstas novas formas de produção de energias renováveis.

“Clarissas é um projecto residencial com uma localização estratégica, dada a proximidade a Lisboa, e que pretende transformar Sacavém numa zona de habitação prime. Em parceria com a Câmara Municipal de Loures, a construção deste empreendimento vai incluir um grande investimento em infraestruturas e reabilitação urbanística, e ainda a criação de espaços comerciais e de lazer. A forte aposta na sustentabilidade, com a criação de zonas verdes e a aposta em materiais de construção sustentáveis, fazem deste um projecto amigo do ambiente. Todos os apartamentos foram pensados para a criação de bem-estar e de um estilo de vida moderno, com uma vista rio panorâmica e acesso a áreas exteriores exclusivas. Dado o seu potencial de crescimento, acreditamos que esta é uma óptima oportunidade de investimento para quem procura qualidade de vida”, destacou David Carreira, country manager da Thomas & Piron.

DR Foto: Cedida por Thomas & Piron