< Voltar

Essentia lança o “dado” para a partilha de ideias sobre a marca “Portugal”

Miguel Frasquilho, presidente do Conselho de Administração da TAP e um dos oradores deste evento, revelou que em 2018 esta transportadora aérea deverá fechar o ano com 30 milhões de passageiros, ou seja, alcançando “um novo recorde”. Anunciou que no passado dia 28 de Novembro “chegou a Portugal o primeiro A330-900neo do mundo para viagens de longo curso” e “em breve deverá chegar o segundo” a que se vão juntar “mais 12 em 2019”. A partir do próximo ano são ainda esperadas novas rotas.

Quanto à questão das “marcas”, tema que estava em cima da mesa em debate, Miguel Frasquilho defendeu que a “notoriedade” é fundamental, pois “quanto mais conhecidas forem as marcas, maior probabilidade têm de resultar”. Hoje a “marca Portugal é conhecida em todo o mundo” e a “TAP está a tornar-se cada vez mais numa marca global”, disse.

Esta “notoriedade” ficou bem patente no painel que contou com a presença de ilustres hoteleiros internacionais e onde Kike Sarasola, presidente do grupo Room Mate, anunciou o lançamento de um empreendimento em Lisboa sem, no entanto, revelar onde. Do mesmo modo, Nuno Galvão Pinto, vice-presidente de Desenvolvimento e Aquisições do grupo Hyatt para as regiões da Europa e Norte de África, confirmou o interesse em investir na capital, o que poderá ocorrer já em 2019. E Julian Miebach, director de Desenvolvimento de Negócios do grupo Ruby Hotels, demonstrou igual interesse embora tenha admitido estarem ainda a estudar oportunidades de negócio.

Gerard Greene, CEO da Society, revelou também que esta empresa vai lançar o primeiro projecto residencial em Lisboa, ainda que não tenha adiantado onde e quando, e que vai ser dirigido ao mercado de arrendamento. O carácter inovador deste conceito reside numa app através da qual os residentes terão acesso a um conjunto de informações, como seja algo tão simples como onde arranjar um canalizador ou babysitter. A presença das novas tecnologia, no entanto, segundo o mentor deste projecto, em nada inibe os residentes de sentirem o pulsar da vivência comunitária de um bairro de Lisboa. Gerard Greene deixou ainda o alerta para a nova tendência do co-living que, à semelhança dos demais países da Europa ou EUA, vai chegar a Portugal.

Mas este evento foi mais do que um espaço de troca de ideias e conceitos, houve, igualmente espaço para a partilha de emoções e sensações. Numa iniciativa pioneira em Portugal, o coffee break foi confeccionado por um grupo de estudantes da Escola Superior de Hotelaria de Faro o que valeu a estes jovens talentos da gastronomia portuguesa um diploma por atribuído pela Essentia em parceria com o Grupo Pestana. Antes do almoço, Helena Armani, do Mygym Fitness, fez a audiência relaxar e alongar o corpo e a mente, enquanto o almoço contou com a especialidade de arroz do Chef Evaristo Triano do grupo En Compañia de Lobos.

Quem esteve presente nesta conferência levou consigo algo para reflectir e quem sabe partilhar na próxima conferência, já que a Essentia prometeu novidades para 2019.

Fotos: Anabela Loureiro