< Voltar

Expo Real encerra com saldo positivo

Cerca de 36 mil profissionais do sector imobiliário europeu e serviços associados participaram da Expo Real 2013, em Munique, na Alemanha. Portugal teve uma tímida participação mas novos negócios podem estar no horizonte.

Enquanto o número dos visitantes cifrou-se nos 18,6 mil, valor ligeiramente inferior comparativamente a 2012, que foi de 18,9 mil; ao nível das empresas expositoras o cenário superou as expectativas, já que subiu de 17.238 para 17.400, entre 2012 e 2013.

Os países que tiveram uma presença mais forte neste certame foram o Reino Unido, Holanda, Áustria, Suíça, França, Polónia, República Checa, EUA, Luxemburgo, e ainda com grande destaque para a Rússia, em particular para as cidades de Moscovo e São Petersburgo. Todos os países presentes neste evento tiveram o mesmo enfoque: fortalecer a sua networking e os seus negócios.

O director da revista Magazine Imobiliário, Joaquim Pereira de Almeida, esteve presente na edição deste ano da Expo Real, referindo que, “pelo que pude observar e pelo que pude constactar com as pessoas com quem tive a oportunidade de falar, todas mostraram-se pela primeira vez, em muito tempo, optimistas em relação ao sector que tem dado mostras de um ligeiro crescimento do mercado europeu nas suas várias vertentes”. “Neste feira”, como acrescenta, “foram várias as pessoas que me disseram que firmaram negócios não só com a Alemanha, mas com outros países, nomeadamente Rússia e China, mas também com Portugal”. Com efeito, e não estamos só a falar de empresas como a Sonae Sierra ou a Pura Imagem que estiveram presentes neste evento, mas também de um investidor alemão que avançou que irá construir um resort em Loulé, estando para breve mais detalhes sobre este negócio que levou alguns anos a concretizar.

Foto: Anabela Loureiro