< Voltar

Factory Lisbon 100% ocupado

A Jamestown, empresa global de investimento e gestão imobiliária, anuncia que a Factory Lisbon, campus de inovação e empreendedorismo localizado no Beato Innovation District, gerido em parceria com a Factory, empresa internacional que desenvolve campus tecnológicos, está agora totalmente ocupada.

De acordo com a informação avançada, este marco foi alcançado depois da empresa ter firmado o contrato de arrendamento da maior unidade do empreendimento, de 2.000m2, com a Escola 42 e a Tumo.

Ambas as organizações, reconhecidas internacionalmente como disruptivas e pelo seu contributo para uma aprendizagem e reskilling fora dos paradigmas convencionais, irão contar com hubs no edifício, onde irão desenvolver os seus programas e dinamizá-los junto dos residentes da capital portuguesa.

A Escola 42, com mais de 21.000 alunos, em mais de 30 países, é reconhecida como uma das melhores escolas de programação do mundo e disponibiliza um programa gratuito para pessoas com mais de 17 anos sem a obrigatoriedade de ter um background ou experiência em programação. Já o TUMO é um programa educativo gratuito, direcionado a jovens entre os 12 e os 18 anos, que têm a possibilidade de adquirir competências em oito áreas na interseção da tecnologia com a criatividade: Fotografia, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.

A chegada destes dois centros educativos inovadores à Factory Lisbon vem contribuir para solidificar o posicionamento do edifício como um hub de inovação, complementando o ecossistema vibrante de startups e tecnológicas que já fazem parte do ambiente colaborativo e inovador do edifício. A par disso, irá contribuir para solidificar a capital portuguesa como um polo tecnológico global e criar mais oportunidades para que a comunidade lisboeta possa desenvolver as suas aptidões e conhecimento.

Com este arrendamento, a Factory Lisbon passa então a contar com 12 empresas inovadoras com escritórios e sedes no edifício: a Web Summit, a Unicorn Factory Lisboa, o Interactive Technologies Institute (do Instituto Superior Técnico), a Sixt, a Midwich Portugal, a Inetum, a Microharvest, a GWEC – Global Wind Energy Council, as ofertas gastronómicas dos Foodriders, o The Royal Rawness e, agora, a Escola 42 e a TUMO.

A Factory Lisbon é parte integrante do Beato Innovation District, um hub de inovação para a promoção do empreendedorismo e da criatividade, gerido pela Unicorn Factory Lisboa. É neste contexto que a Factory Lisbon se tem posicionado, actuando como um espaço privilegiado de colaboração entre empresas dos mais diversos sectores de actividade. Este é um conceito que a Jamestown tem vindo a explorar nos projectos imobiliários dos quais é responsável, em particular no IDB Lisbon (Innovation and Design Building em Lisboa).

Além da área de escritórios – com uma área total de mais de 8.000m² com capacidade para acomodar 700 colaboradores em simultâneo no edifício – a Factory Lisbon tem ainda zonas destinadas ao público, incluindo um dos maiores rooftops do Sul da Europa (com mais de 2.000 m2), o Duro de Matar e o Las Gringas by Foodriders, um espaço dos Foodriders com duas propostas que recriam os sabores da cozinha mexicana, e, ainda o café The Royal Rawness, que oferece aos trabalhadores e à comunidade local uma grande variedade de cafés torrados e moídos no local, bem como uma oferta de pastelaria e refeições ligeiras.

Desde que entrou no mercado imobiliário europeu em 2019, a Jamestown acumulou aproximadamente mil milhões de euros em ativos sob gestão na Europa (em 31 de março de 2024) e continua a procurar oportunidades de investimento em todo o continente. As participações europeias da Jamestown totalizam aproximadamente 350.000 metros quadrados e incluem 14 propriedades em 13 cidades e seis países.

Com mais de 40 anos de experiência no mercado internacional, a Jamestown tem uma abordagem de propriedade e gestão a longo prazo e é conhecida pela revitalização de edifícios históricos em polos de inovação e centros comunitários de uso misto.

DR Foto: Cedida por Jamestown