< Voltar

Governo quer aliviar aumento das prestações do crédito à habitação

Fernando Medina anunciou que o Governo vai apresentar já esta quinta-feira um conjunto de medidas para travar a subida das rendas e aliviar o aumento das mensalidades do crédito à habitação. A decisão surge depois do Banco Central Europeu ter anunciado novo aumento das taxas de juro, que, muito provavelmente, vai prolongar-se por 2024.

No caso do alívio das mensalidades do crédito à habitação, o ministro das Finanças adiantou que a medida passa por fixar a mensalidade durante dois anos e distribuir o aumento ao longo da vida do empréstimo. Ou seja, depois destes dois anos a redução será compensada nas restantes prestações, de forma gradual, o que significa que as famílias pagarão, efectivamente, o mesmo valor, mas o pagamento é distribuído de forma diferente, de forma a aliviar a pressão sobre as famílias.

Quanto ao travão no aumento das rendas, as respostas ainda não serão reveladas esta semana. De acordo com a informação divulgada, a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, quer ouvir primeiro inquilinos, proprietários e a defesa do consumidor antes de anunciar novas medidas.

DR Foto: Maria Ziegler na Unsplash