< Voltar

iad continua a ganhar relevância no panorama da mediação imobiliária em Portugal

A iad informou que fechou mais um ciclo fiscal somando perto de 18.000 consultores em oito mercados, 1000 dos quais em território nacional.

De acordo com a empresa, apesar da instabilidade política e económica e da profunda crise na habitação que marca o sector, a iad tem “vindo a reforçar a sua posição entre as maiores redes imobiliárias nacionais”, tendo aumentado a sua quota de mercado (em número de transacções) em Portugal.

Desde o início da sua actividade em Portugal, a iad soma mais 1,7 mil milhões de euros em imóveis transaccionados (mais de 400 M€ só no último ano), 79,7 milhões de euros de facturação, dos quais 62,3 milhões (78%) foram pagos em comissões aos consultores da rede, que elegeram a iad Portugal como o parceiro para desenvolverem o seu negócio imobiliário digital.

“O ano de 2023 foi desafiante para o sector imobiliário, fruto da instabilidade política vivida em Portugal e também dos conflitos na Europa e no Médio Oriente. Acresce o facto de estarmos a viver uma crise de ausência de habitação, onde continua a persistir um desequilíbrio entre uma procura forte e uma falta de oferta”, declarou Alfredo Valente, director-executivo da iad Portugal.

Alfredo Valente, director-executivo da iad Portugal

“No último ano, distribuímos perto de 13 milhões de euros pelos nossos consultores numa performance superior à média do mercado, graças ao nosso modelo de negócio tecnológico e especialmente ágil, o que nos posiciona tanto como um interveniente-chave na formação e na mudança de carreira, como numa proposta cada vez mais atractiva para os profissionais do sector”, acrescentou.

Segundo a iad, a empresa continua a ganhar relevância no panorama da mediação imobiliária em Portugal, contando hoje com cerca de 1000 consultores, cobrindo a totalidade do território nacional, incluindo Madeira e Açores.

A formação e a profissionalização do sector continuam a estar entre as grandes prioridades da iad, que continua a investir no desenvolvimento de uma plataforma única no mercado – a universidade online iad. Em 2024, foi também inaugurado o 28º polo de formação da iad em território nacional, locais onde os formadores da rede partilham as suas competências e o seu conhecimento, através de formação profissional complementar, ateliers e cursos ao longo do ano.

A empresa informou também que os resultados do inquérito de satisfação anual realizado à rede revelou que os empreendedores estão satisfeitos com o apoio prestado pela sede, com uma nota de satisfação global de 95% e um Net Promoter Score de 9/10, apontando para uma elevada taxa de recomendação da marca.

Para melhor percepcionar o grau de satisfação com a marca e numa perspectiva contínua de melhoria dos seus serviços, a iad também se associou, no último ano, à plataforma de reviews Trustpilot, na qual soma uma pontuação 4,7/5, que, para si, vem “reforçar a qualidade dos serviços prestados pelos consultores da rede”.

Com o contexto político actual e a crise da habitação que se vive em Portugal, Alfredo Valente propôs ainda três medidas-chave para dinamizar o mercado e promover o acesso à habitação:

  • Redução da taxa de IVA da construção para os 6%, de modo a haver mais oferta de habitação no mercado;
  • Revisão da lei dos solos, permitindo disponibilizar mais terrenos ao mercado, contribuindo para a redução do custo da construção;
  • Incentivos fiscais à compra ou construção de imóveis para arrendamento a preços controlados

DR Fotos: Cedidas por iad