< Voltar

Incentivar as PMEs à exportação

Vai decorrer no próximo dia 27 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, a 8ª edição do Portugal Exportador. Uma iniciativa que visa apoiar as empresas portuguesas, em particular as PMEs.

Esta acção conta com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa e é promovida pela Fundação AIP, a AIP-CCI, o BES e a AICEP Portugal Global, com o apoio da CIP e AEP. O objectivo é incentivar as empresas portuguesas a apostar na exportação dos seus produtos e serviços, ou seja, apoiar as empresas que querem dar os seus primeiros passos de internacionalização e apoiar as empresas que já exportam a efectuá-lo de forma sistemática, conquistando e alargando os seus mercados de destino

O evento vai ter lugar no Pavilhão do Rio, do Centro de Congressos de Lisboa, permite aos empresários portugueses ter uma visão integrada das entidades, ferramentas, apoios e serviços disponíveis para iniciar ou estruturar a actividade exportadora da empresa, aproveitando o potencial gerador de networking próprio do evento.

Uma vez mais o Clube Portugal Exportador terá um papel de relevo no apoio à cooperação empresarial entre empresas portuguesas para a abordagem aos mercados externos, a partilha de informação, experiências e melhores práticas no acesso a novos mercados e ainda a capacitação em internacionalização e exportação das empresas pertencentes a este clube.

A presença de milhares de visitantes nas edições anteriores foi reveladora da importância deste evento para todas as empresas portuguesas. Com efeito, em 2012 registou a maior participação de sempre superando os 1.500 empresários inscritos da edição anterior, na sua grande maioria provenientes de PMEs. O evento do ano passado contou ainda com a presença de mais de 90 empresas e entidades nacionais e internacionais que operam em vários sectores de actividade. Entre estas contaram-se 15 câmaras de comércio bilaterais e mais de 40 embaixadas acreditadas em Portugal.

Dado o crescente interesse que este fórum tem suscitado nas empresas nacionais e os resultados efectivos que tem alcançado junto das PMEs no seu processo de internacionalização, na edição de 2013 a organização espera receber mais de 1.600 empresários que ambicionam iniciar o seu processo de internacionalização ou chegar a novos mercados.

Foto: Santos Almeida