< Voltar

Liderar o sector de self-storage em Portugal

A Incus Capital (“Incus”), a consultora de gestão de ativos sediada em Madrid, e a Colares Capital, detentora da plataforma de self-storage Control Space, anunciaram uma joint venture com o objetivo de desenvolver a plataforma através de novas aquisições de imóveis e suas respectivas reconversões.

De acordo com comunicado, o objectivo desta joint venture é tornar a empresa portuguesa “líder no sector” de self-storage em Portugal.

Para tal, como investimento inicial, a joint venture adquiriu um conjunto de imóveis que já estavam sob gestão da Control Space e que eram detidos por um fundo português gerido pela Insula Capital, uma sociedade gestora de organismos de investimento colectivo. Os imóveis estão localizados em Lisboa (Alcântara e Alfragide) e também na Zona Industrial do Porto.

“Estamos muito satisfeitos com a concretização desta operação numa altura em que os setores de imobiliário alternativo, como o do self-storage, continuam a crescer de forma acelerada. Com esta operação, queremos garantir que a Control Space continua a cumprir o seu propósito: desempenhar um papel activo na mitigação da crise habitacional em Portugal, disponibilizando uma opção para aqueles que enfrentam desafios de espaço nas suas residências”, declarou Albano Costa Lobo, co-fundador da Control Space.

“Estamos muito entusiasmados com esta joint venture, que encaixa perfeitamente na nossa estratégia de capitalizar plataformas com enorme potencial de crescimento, como a Control Space. O self-storage já está bastante mais maduro noutros países e a Control Space está agora ainda melhor posicionada para liderar o mercado em Portugal. As tendências demográficas e do mercado imobiliário são claras, e de facto cada vez mais pessoas e empresas vão necessitar deste tipo de soluções”, acrescentou Tiago Brandão, managing director da Incus Capital em Portugal.

“Foi com muito orgulho que a Insula Capital foi protagonista da primeira venda de um portfólio de self-storage em Portugal. Acreditámos no sector há uns anos e é com satisfação que vemos que a aposta se revelou certeira e que o nosso plano de negócio correspondeu às  expectativas dos nossos investidores”, acrescentou Florence Ricou, director-executivo da Insula Capital.

Segundo comunicado, fundada em 2021 por Albano Costa Lobo e Vasco Fino, e pouco mais tarde tendo Francisco Parreira do Amaral integrado como sócio, a Control Space “desafia o cenário competitivo do mercado de self-storage”, tendo uma abordagem que integra tecnologia de ponta. A empresa gere actualmente uma área bruta de cerca de 13.000 metros quadrados (m2), que representam aproximadamente 2.000 unidades de self-storage, com dimensões entre os 1m2 e os 20m2.

Além da segurança como pilar, os seus espaços são 100% automatizados e sustentáveis, proporcionando “uma experiência simples ao utilizador”. A estratégia da Control Space concentra-se na digitalização do serviço através da solução de reservas online e também do acesso às unidades a qualquer momento via app, sendo, conforme comunicado, a primeira  empresa do sector em Portugal a implementar este tipo de sistema integrado.

DR Foto: Cedida por Incus Capital e Colares Capital