< Voltar

Lisboa quer ser destino de preferência para nómadas digitais

A plataforma Airbnb anunciou que vai colaborar com um grupo de 20 destino, do qual Lisboa faz parte, para destacar entre a comunidade de nómadas digitais devido a factores como clima, localização geográfica, rede de transportes, ofertas culturais e de lazer, opções de alojamento e serviços. A empresa defende que a iniciativa, que deverá estar operacional até ao fim do ano, gera oportunidades de crescimento económico e empreendedorismo para as comunidades locais.

Nos próximos meses, a Airbnb trabalhará em estreita colaboração com organizações de 20 destinos para criar hubs de informação especializados que ajudem a destacar os melhores alojamentos locais para estadias de longa duração, bem como informação relevante sobre requisitos de entrada e políticas fiscais. Haverá campanhas de sensibilização que promovam um comportamento responsável entre os anfitriões e os nómadas digitais.

Aproximadamente um em cada cinco hóspedes alegou utilizar a plataforma da Airbnb para trabalhar remotamente enquanto viajava em 2021, uma tendência que se manteve até ao 1º trimestre de 2022, com estadias de longa duração a atingir um pico: mais do dobro desde o 1º trimestre de 2019. Essencialmente, estão “a viver” em alojamentos disponíveis através da Airbnb, e os hóspedes já planearam estadias em mais de 72.000 cidades e vilas este verão. Nos primeiros três meses de 2022, a procura de viagens internacionais de uma pessoa em Portugal, para estadias de longa duração, cresceu mais de 180% em comparação com o mesmo período em 2019.

Mónica Casañas, directora-geral da Airbnb Marketing Services SL, afirmou: “Na sequência da pandemia, surgiu uma nova forma de conjugar vida profissional e viagens, com muitos trabalhadores a já não terem de estar presentes nos seus escritórios a tempo inteiro. Ao estabelecer parcerias com destinos como Lisboa e as Ilhas Canárias, queremos ajudar as pessoas a desfrutar desta flexibilidade e apoiar o regresso das viagens de uma forma segura e responsável, ao mesmo tempo que geramos novas oportunidades económicas para as comunidades locais e distribuímos talentos por todo o mundo”.

Da lista dos 20 destinos fazem ainda parte a Baixa Califórnia do Sul, no México, Puglia, em Itália, França Rural, as Ilhas Canárias, em Espanha, Malta, Queensland, na Austrália, Salzkammergut, na Áustria, entre outros.

DR Foto: Claudio Schwarz on Unsplash