< Voltar

O líder em cada um de nós

A MOME, gestora profissional de cooperativas de habitação, informou que está a dar os primeiros passos na implementação do programa Leader in Me (LIM), da FranklinCovey Education, em escolas primárias próximas das zonas onde as primeiras duas cooperativas de habitação da MOME estarão situadas – a Pedras.coop, em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e a Hera.coop, no Carvalhido, Porto.

O programa Leader in Me foi originalmente desenvolvido com o objectivo de ensinar aos alunos competências como liderança, responsabilidade, resolução de problemas, adaptabilidade, comunicação eficaz, entre outras. Com base na primeira experiência, a FranklinCovey adaptou e expandiu este modelo de liderança a outras escolas, para que pudessem proporcionar aos seus alunos e comunidade a oportunidade de alcançar resultados semelhantes.

Actualmente, o LIM é um programa de desenvolvimento de competências psicossociais e de liderança em contexto escolar, com intervenções em mais 5.000 escolas em todo o mundo e com resultados demonstrados no desempenho académico dos alunos, na criação de uma cultura de confiança e interdependência no contexto escolar e familiar e no desenvolvimento de competências de liderança nos alunos.

Com a compra dos direitos de representação do programa Leader in Me, a MOME visa operacionalizar este projecto através da formação e acompanhamento da equipa pedagógica e de funcionários das escolas na adopção da metodologia, plataforma de conteúdos digital e materiais pedagógicos LIM no trabalho desenvolvido diariamente com os alunos e com as suas famílias e comunidade de apoio.

Segundo a MOME, as intervenções vão prolongar-se por pelo menos três anos, findos os quais é expectável que as respectivas comunidades escolares tenham integrado os princípios e metodologia do LIM e tenham a autonomia para dar continuidade ao trabalho de formação e desenvolvimento. O objectivo a longo prazo passa por promover a cidadania responsável e a vizinhança participativa na sociedade – dois pilares estratégicos para a missão da MOME.

“Esta abordagem e os resultados consistentes conseguidos um pouco por todo o mundo pareceram-nos fazer todo o sentido para a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que estamos a intervir e a desenvolver os nossos projectos”, refere Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente executivo da MOME.

“Esta aspiração tinha subjacente a necessidade de desenvolver trabalho com as comunidades de modo que o impacto da MOME fosse além da construção e comercialização de habitações a preço de custo e se fizesse sentir no desenvolvimento psicossocial dos membros das comunidades e na adopção de atitudes e comportamentos de cidadania responsável e de vizinhança participativa”, acrescenta.

Ao longo do último ano, a MOME esteve focada na localização dos materiais pedagógicos dos quatro primeiros anos do ensino básico e na formação e certificação de uma equipa para assumir a implementação do Leader in Me. Ademais, a emprea procurou uma metodologia de intervenção que fosse replicável em qualquer comunidade, independentemente da maior ou menor coesão ou da pré-existência de entidades ou fenómenos catalisadores da cooperação na comunidade.

Foi deste modo que a escola foi identificada como o contexto de intervenção desta acção, uma vez que congrega os interesses das famílias em proporcionar aos seus filhos as melhores condições de formação e de preparação para a vida.

A MOME referiu ainda que o Leader in Me olha para a escola e perspectiva o desenvolvimento das pessoas a partir do Princípio do Potencial, segundo o qual todas as pessoas são capazes de fazer coisas extraordinárias.

DR Foto: Kenny Eliason na Unsplash