< Voltar

Portugal entre os melhores países para estrangeiros residirem

O ranking Expat Insider 2024, realizado pela InterNations sedeada em Munique, na Alemanha, colocou Portugal na 15.º posição dos melhores países para os estrangeiros morar. Mau grado, este lugar corresponde a uma queda de cinco lugares face ao índice de 2023.

Neste ranking, que avalia 53 países desde 2014, o Panamá lidera, tendo subido este ano do 3.º lugar para o 1.º, seguindo-se o México e a Indonésia. Espanha surge como o primeiro país europeu na 4ªa posição, destacando-se por ocupar o lugar cimeiro no que toca ao índice de qualidade de vida. A Colômbia encerras o top5 dos melhores países para estrangeiros residirem.

Portugal surge, em 2024, na 15.º posição. Se, por um lado, apresenta uma boa performance no que diz respeito aos índices de qualidade de vida (7.º lugar), finanças pessoais (13.º) e facilidade de integração (15.º); por outro, teve a pior avaliação no âmbito do indicador que incide sobre o trabalho no exterior, bem como o índice dos factores mais relevantes para os emigrantes (como habitação, serviços digitais e o idioma). Nota ainda para uma quebra no índice da felicidade geral, que originou que o nosso País perdesse a posição no top 5.

Entre as queixas dos estrangeiros a viver em Portugal está a falta de oportunidades de carreira e os obstáculos burocráticos em termos laborais.

A Turquia surge em 52.º e a Finlândia em 51.º, sendo que este último país teve a maior queda no índice deste ano, tendo passado de 16.º para 51.º o que se ficou a dever ao facto de possuir elevados entraves na integração e a uma má avaliação das finanças pessoais. No final desta tabela classificativa surge o Kuwait.

DR Foto: Ján Jakub Naništa na Unsplash