< Voltar

Portugueses pagam mais 200 euros de IMI

Na semana em que se começa a pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) denuncia, com base numa amostra de 30 mil contribuintes, que cada português vai pagar, em média, 200 euros a mais ao Estado.

Este simulador foi lançado no site da Deco no dia 25 de Fevereiro, tendo já sido consultado por 218 mil pessoas, conforme se pode ler no site da associação. O mesmo pretende fazer compreender às famílias portuguesas quanto é que deveriam realmente pagar de IMI tendo em conta as condições da sua habitação.

Joaquim Rodrigues da Silva, jurista da DECO, revela no site que, numa amostra de 30 mil contribuintes, estão a ser pagos mais de sete milhões de euros, o que perfaz cerca de 200 euros por contribuinte. A Deco explica que este valor deve-se à falta de “actualização da idade do imóvel e do valor do metro quadrado”.

Esta associação sustem “integralmente a acusação de que os portugueses estão a pagar mais IMI, porque a actualização defendida pelo ministério tem a ver com a inflacção, o que agrava o valor patrimonial do imóvel”, refere o responsável.

A partir de hoje o simulador do IMI deixa de ser gratuito.