< Voltar

Prémios Personalidade 2014

Chegar aos nomes finalistas das várias categorias aos Prémios Personalidade Magazine Imobiliário não foi uma tarefa fácil. Levou alguns meses e envolveu centenas de consultas a peritos, organizações e entidades, embora a responsabilidade final das escolhas tenha sido da Direcção e da Administração da Revista. Conheça aqui muito resumidamente a vida e obra dos vencedores.

Prémio Personalidade Imobiliário – Guilherme Grossman: Este é um homem com o coração dividido entre dois países: Portugal e Brasil. Nasceu no Rio de Janeiro, em 14 de Dezembro de 1974, mas é em Portugal que cresce e onde decorre a maior parte da sua vida. O “bichinho” da gestão, e em particular do imobiliário, é algo que se manifestou em si desde muito cedo o que pode ser atestado pela sua formação académica que conta com uma licenciatura em Gestão pela Universidade Lusíada e um MBA em Promoção Imobiliária pela ESAI. Guilherme Grossman define-se como uma pessoa dinâmica e criativa que, ao serviço da Consultan, está permanentemente à procura de novas alternativas e caminhos, sempre com o foco em criar soluções para proporcionar aos seus clientes, de forma célere e rentável, a venda dos seus activos imobiliários.

Prémio Personalidade Construção – Carlos e Miguel Garcia: Fundada por Manuel José Moreira Garcia e Bernardino Moreira Garcia, avô e tio-avô dos actuais administradores da empresa, a Garcia, Garcia começou por se especializar na construção de chaminés. Estávamos em 1909. Hoje, a empresa é justamente considerada como líder da construção de alta tecnologia, oferecendo soluções do tipo “chave na mão” para os sectores de ponta. Durante o período de crise aumentou significativamente a sua facturação sem recorrer à exportação de serviços. A formação dos irmãos Carlos e Miguel Garcia, além da vertente académica, teve sempre uma forte componente na ligação ao trabalho. O primeiro possui uma visão integrada dos trabalhos de construção, enquanto o segundo desenvolveu conhecimentos sobre arquitectura e projecto. Estão na empresa “como peixe na água”.

Prémio Personalidade Ambiente – Marta Fonseca e Gonçalo Alves: Naturais de Torres Vedras são ambos formados em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Gestão. Quando terminaram os estudos, que fizeram conjuntamente desde a escola primária, em 1997, seguiram caminhos profissionais diferentes. Gonçalo ligou-se à área da hotelaria e restauração e Marta passou pela auditoria de empresas e pelo ramo automóvel numa empresa da família. Ambos tinham, no entanto, um sonho: construir um hotel de charme com forte ligação ao ambiente. É assim que, em 2010, num “lugar mágico” – chamado Areias do Seixo – nasce uma unidade hoteleira como há poucas em Portugal.

Prémio Personalidade Turismo: Manuel Proença – Com 50 anos de actividade profissional e empresarial dedicada ao Turismo, já passou por diversas unidades hoteleiras de renome. É o fundador e presidente do Grupo Hoti Hoteis e é pela sua mão também que nasce o Tryp Lisboa Aeroporto, a unidade hoteleira há muito almejada na capital. Natural de Alpedrinha, no Fundão, é licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa, ao longo da sua vida foi sempre actualizando os seus conhecimentos tendo realizado um Curso de Especialização em Marketing pela Universidade Católica do Porto e um Curso de “Hotel Management” pela Universidade de CORNELL EUA. Os seus saberes acabariam por ser partilhados na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e na Universidade Católica de Braga, onde leccionou na qualidade de professor convidado. Manuel Henrique Parente Caldeira Proença tem um percurso académico e profissional notável, onde facilmente se percebe a sua paixão pelo Turismo, e em particular pela Hotelaria.

Prémio Personalidade Mérito – Almeida Guerra: Com uma visão global do imobiliário e um percurso profissional ímpar, Almeida Guerra lançou a Rockbuilding numa altura em que já se falava de crise. Superou as tormentas e é hoje uma empresa de referência. Tudo porque “nunca desistiu!” Almeida Guerra é licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE (Universidade de Lisboa), e possui um bacharelato em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto de Novas Profissões. As várias funções que tem exercido e a gestão de grandes projectos – Torres de Lisboa, Nova Campolide, Eden, Sintra Business Park, Art’s, Central Office, RockOne, VerdeLago, Loures Business Park, Baía da Meia Praia, Rio Frio, etc. -, trouxeram-lhe uma visão globalizante do fenómeno imobiliário no nosso País e no estrangeiro.