< Voltar

Procura por quartos para arrendar está a aumentar

Frédéric BarriolA dificuldade em encontrar habitação para arrendar levou muitas pessoas a optar pelo arrendamento de quartos, resultando numa média de 22 interessados por anúncio no segundo trimestre do ano, de acordo com uma análise publicada pelo idealista.

De acordo com o marketplace imobiliário, foi em Faro onde os anúncios de quartos para arrendar receberam mais contactos no segundo trimestre (52 interações, em média). Logo a seguir estão Porto e Aveiro, onde foram registados, em média, 33 contactos por cada anúncio de quartos para arrendar no idealista (e em cada cidade). Seguem-se Viana do Castelo (31 contactos por anúncio), Funchal (29), Braga (26), Bragança (25), Ponta Delgada (24), Setúbal (24), Santarém (24), Évora (23), Leiria (21) e Viseu (21).

Com uma média de menos de 20 contactos por anúncio de quartos para arrendar, encontram-se as cidades de Lisboa (19), Beja (18), Guarda (18), Vila Real (15), Castelo Branco (15), Coimbra (14) e Portalegre (12), mostram os dados.

O idealista denotou ainda que, em Portugal, verificou-se uma descida de 24% do número de contactos por quarto anunciado entre o segundo trimestre do ano e o mesmo período do ano passado. Esta redução não indica, contudo, que haja necessariamente menos pessoas interessadas em quartos para arrendar, mas sim que a procura está mais distribuída perante o aumento da oferta deste tipo de alojamento, que subiu 57% no ano terminado em Junho.

Nesse sentido, o idealista salientou que a média de contactos por anúncio de quartos para arrendar diminuiu em sete capitais de distrito nos últimos doze meses terminados em Junho. Castelo Branco foi a cidade onde média de contactos mais desceu, com menos 44% de interações recebidas. Seguem-se Lisboa (-38%), Porto (-37%), Viseu (-23%), Santarém (-18%), Coimbra (-17%) e Beja (-2%).

Por outro lado, os anúncios de quartos para arrendar no Funchal receberam, em média, mais 349% de contactos. A lista de aumento de interações por quarto no mercado de arrendamento segue com Bragança (185%), Guarda (115%), Setúbal (94%), Vila Real (91%), Évora (74%), Aveiro (59%), Faro (51%), Braga (23%), Viana do Castelo (17%), Leiria (17%), Portalegre (11%) e Ponta Delgada (2%).

DR Foto: Alexandra Gorn na Unsplash