< Voltar

“Redefinir o conceito de espaço empresarial” na Invicta

A Cushman & Wakefield (C&W) divulgou que foi mandatada, em co-exclusividade com JLL, para a comercialização do projecto HOP – Heart of Porto, localizado na baixa da cidade do Porto.

Este projecto, que passa pela requalificação do antigo centro comercial La Vie, foi anunciado no passado mês de Julho e representa um investimento superior a 52 milhões de euros por parte de uma joint venture composta pela Tikehau Capital e pela Quest Capital.

Segundo a C&W, o HOP é um projecto multifuncional que totaliza cerca de 30.000 metros quadrados (m2) e pretende “redefinir o conceito de espaço empresarial na cidade invicta”, oferecendo um ambiente moderno e dinâmico aos seus ocupantes e visitantes, com especial enfoque na sustentabilidade. É composto por uma componente de escritórios com cerca de 15.700 m2 distribuídos por quatro pisos, uma componente de retalho que totaliza 8.440 m2 distribuídos por dois pisos, e conta ainda com 416 lugares de estacionamento cobertos, distribuídos por três pisos.

De acordo com a consultora, os pisos de escritórios foram desenhados para promover a eficiência e a colaboração entre os seus utilizadores e oferecem um layout modular que pode ser adaptado às necessidades de qualquer empresa. Tendo enfoque no bem-estar e conforto dos utilizadores e o objectivo de criar “uma verdadeira comunidade empresarial”, o HOP oferece amenities e serviços, como um rooftop com bar que totaliza cerca de 800 m2, uma área exterior privativa com 1450 m2, um auditório com capacidade para 110 pessoas, controlo de acessos e segurança, uma cafetaria no lobby, balneários com 50 cacifos e 10 chuveiros, e ainda um ginásio.

Um dos pilares do HOP é a sustentabilidade, e para além da selecção cuidada de materiais, como madeira certificada ou o uso de plantas naturais e artificiais ao longo de várias zonas do projecto, incluindo a fachada, os utilizadores podem ainda beneficiar de 42 pontos de carregamento de veículos eléctricos e de um sistema de ar condicionado. O projecto contará com as certificações LEED, WELL e WiredScore, e estará alinhado com as normas de Taxonomia da União Europeia.

O HOP beneficia de uma localização estratégica no Porto, situando-se junto à artéria mais comercial da cidade, a Rua de Santa Catarina, e ficando a apenas quatro minutos a pé do Mercado do Bolhão, a sete minutos do teatro Rivoli e a 10 minutos da Ribeira. É também servido por transportes públicos e opções de mobilidade, usufruindo de um acesso à estação de metro junto à entrada do edifício e contando com 90 lugares de estacionamento para bicicletas.

“O HOP representa a simbiose perfeita entre a centralidade e o bem-estar. Quem não gostaria de desenvolver ideias e projectos num espaço cosmopolita, com todo o tipo de comodidades e amenities e ainda com elevados níveis de sustentabilidade? É com um enorme orgulho que estamos envolvidos neste projecto, desde o primeiro momento. Sabemos muito bem o que as empresas procuram e este espaço, fruto de uma reabilitação, vai sofrer uma profunda restruturação, indo completamente ao encontro dessas tendências de procura, pelo que será, sem dúvida, um projecto de escritórios de referência na cidade do Porto.”, comenta Maria João Pinto, consultora sénior do departamento de escritórios da Cushman & Wakefield.

“Estamos muito entusiasmados por participar na comercialização do HOP – Heart of Porto. Este projecto não só eleva o padrão dos espaços empresariais no Porto, como também posiciona a cidade na vanguarda dos edifícios de escritórios devido às suas características inovadoras e disruptivas, garantindo em simultâneo o conforto dos colaboradores, o cumprimento dos requisitos de sustentabilidade e a tão desejada localização. Inclui também uma zona de retalho, onde teremos marcas de referência por se tratar da melhor zona de highstreet do Porto e, de forma complementar, serviços para quem ali trabalha. Com projectos como o HOP, reforçamos o nosso compromisso na promoção de espaços que moldam o futuro da cidade e do sector imobiliário”, acrescenta Cristina Almeida, Markets & Capital Markets Porto director da JLL.

“Estamos a concretizar uma visão que combina inovação, sustentabilidade e conectividade no coração do Porto. O projeto HOP não representa apenas a requalificação de um espaço existente, mas uma transformação profunda que irá redefinir o padrão dos espaços empresariais na cidade. A nossa parceria com a Quest Capital, juntamente com o envolvimento da Cushman & Wakefield e da JLL, assegura que o HOP se tornará um marco de excelência, oferecendo um ambiente que não só atende às necessidades actuais das empresas, mas também antecipa as suas futuras exigências. Sentimo-nos orgulhosos por estar comprometidos com este projecto, que acreditamos ser um catalisador para o desenvolvimento do Porto como um centro de negócios vibrante e sustentável”, finaliza Emilio Velasco, head of Real Estate na Península Ibérica para a Tikehau Capital.

DR Foto: Cedida por Cushman & Wakefield