< Voltar

Taxas Euribor atingem mínimos históricos

As taxas Euribor têm vindo continuamente a descer, estando, neste momento muito próximas de valores negativos. Esta realidade já levou as instituições bancárias nacionais a demonstrar a sua preocupação face a esta realidade.

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, caiu hoje para 0,180%, menos 0,001 pontos do que na quarta-feira e registando um novo mínimo de sempre. Sendo que a taxa Euribor a três meses também desceu hoje 0,001 pontos percentuais, tendo sido fixada em 0,081%, um valor mínimo de sempre já registado a 15 de Setembro. Além disso, existe uma tendência para que a taxa a três meses continue a baixar até a um mínimo de 0,055%.

Estes valores são preocupantes pelo facto de a grande maioria dos contratos de crédito à habitação estarem dependentes de juros variáveis, o que poderá trazer riscos para o sector financeiro português.

Em declarações ao Jornal de Negócios, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) revela que, “embora não se preveja que a Euribor a três ou a seis meses venha a atingir valores negativos, a APB deve estar preparada para lidar com tal eventualidade e antecipar potenciais questões”.