< Voltar

Volume de negócios da JLL atingiu valor recorde em 2023

A JLL comunicou hoje que o seu departamento de Avaliações atingiu um volume de negócios recorde em 2023, estando envolvido na avaliação e serviços relacionados de assessoria estratégica e due diligence de activos imobiliários consolidados ou em desenvolvimento no país.

Segundo comunicado, os resultados do ano foram impulsionados pela forte dinâmica de sectores tradicionais nos quais a consultora cimentou a sua liderança de mercado, com destaque para o retalho, no âmbito do qual avaliou mais de 1.800.000 metros quadrados (m2), com um valor de mercado superior a €7.000 milhões, e para a habitação, onde a consultora forneceu serviços para avaliações de portfólios residenciais, somando mais de 1.700 fogos avaliados numa área global de 220.000 m2.

Outra área onde a JLL afirmou voltar a ser líder de mercado foi o da avaliação dos grandes portfólios da Banca, tendo participado na due diligence das carteiras Pluto, Cascais, Coa e Grace, as quais deram entrada em oferta no mercado no último trimestre do ano, somando um valor contabilístico de mais de €5.000 milhões.

As avaliações no âmbito da área Development foram também uma das linhas de serviços que mais expandiu em 2023, reflectindo, conforme comunicado, a crescente apetência do mercado para o reforço do investimento em promoção imobiliária.

Impulsionado pela integração na equipa multidisciplinar da consultora, que presta serviços direccionados à área de promoção (Development Advisory), o departamento de Avaliações esteve especialmente activo na avaliação e due diligence para grandes projectos de promoção, especialmente nas áreas de turismo, hotelaria e habitação, apresentando um crescimento de 25% do número de instruções face ao ano anterior.

De acordo com comunicado, os segmentos alternativos, como o student housing ou o natural capital, foram igualmente um motor importante para o bom desempenho das Avaliações em 2023, apresentando um índice de crescimento exponencial.

Esta última área, que envolve activos agrícolas e florestais, tem gerado forte procura no âmbito das avaliações, o que leva a JLL a “posicionar-se ma linha da frente para a prestação de serviços a este negócio, após a criação de uma linha de negócios especializada em Maio passado”.

“Num ano de grandes desafios para o mercado imobiliário, com correção de volumes de transacção em áreas como a habitação e o investimento comercial, ficamos duplamente satisfeitos por atingir uma actividade recorde na nossa linha de avaliações”, comentou Marta Lourenço, head of Portfolio Solutions SE Cluster and Value and Risk Advisory PT.

“É sinal, por um lado, de que os operadores do mercado, sejam investidores, promotores ou proprietários, estão cada vez mais conscientes da necessidade de ter activos correctamente avaliados para perceberem o seu verdadeiro potencial, e, por outro, de que é na JLL que mais confiam para os acompanhar nesse percurso”, acrescentou.

“Temos uma equipa consolidada, multidisciplinar e com muitos profissionais sénior, e mantemos a nossa abordagem multissectorial ao mercado, com especialistas focados em cada segmento do imobiliário, o qual conhecem de forma muito detalhada e profunda. Associado a esta equipa, temos excelentes bases de dados e de research para nos apoiar, bem como uma plataforma tecnológica de ponta que nos permite devolver um serviço de excelência”, concluiu Marta Lourenço.

DR Foto: NordWood Themes na Unsplash