< Voltar

Blocotelha vai participar na construção de unidade de valorização energética em Paris

A marca portuguesa de estruturas metálicas foi escolhida para a construção de um novo centro de incineração. Situada em Paris, a obra deverá estar concluída em Julho deste ano.

A participação da Blocotelha neste projecto envolve o trabalho de 40 profissionais, responsáveis pela instalação de quatro mil toneladas de estruturas metálicas, revestimentos em aço, alumínio e vidro, e fachadas técnicas, produzidas no polo industrial de Porto de Mós. A obra representa para a empresa um volume de negócios de 27.000.000€.

De acordo com Luís Meneses, CEO da Blocotelha, “é com orgulho que registamos a nossa participação num projeto internacional desta dimensão e complexidade, com impacto directo na cidade de Paris, mas com uma visibilidade global.”

Construída em 1969, a unidade de valorização energética dos resíduos domésticos de Ivry/Paris é o maior centro incinerador da Europa. Foi no final de 2018 que se iniciou a construção da nova Unidade de Valorização Energética (UVE), que virá a substituir o actual centro de incineração de Ivry/Paris XIII. A nova UVE, que entrará em funcionamento em 2024, irá tratar uma quantidade anual de 350.000 toneladas de resíduos domésticos por incineração e irá trazer um melhor valor ambiental a todos os níveis: odores controlados, ruído reduzido, emissões atmosféricas reduzidas, neutralização reforçada de poluentes, tráfego reduzido, entre outros factores.

“Este projecto envolveu a montagem de diferentes tipos de revestimentos em simultâneo (aço, alumínio e vidro), com elevados padrões de qualidade e resistência, e ainda a montagem de estruturas tridimensionais com comprimentos e pesos consideráveis, que por si têm um grau de rigor elevado e bastante desafiante. Adicionalmente, este projecto colocava à prova a nossa capacidade de gestão e planeamento de obra, que tinha de decorrer sem afectar o normal funcionamento da actual unidade, que necessitava de continuar a assegurar o serviço público de tratamento dos resíduos domésticos de Paris”, explica Erico Ferraria, chief commercial officer na Blocotelha.

DR Foto: Cedida por Blocotelha