< Voltar

Conferência Paris Clima com frota zero emissões

A Aliança Renault-Nissan será o parceiro oficial da conferência das Nações Unidas COP21 que se realizará de 30 de Novembro a 11 de Dezembro, em Paris, França, e colocará à disposição uma frota de 200 automóveis eléctricos.

O acordo de parceria estabelecida entre a Aliança Renault-Nissan e o Secretariado Geral encarregado da preparação e da organização da 21ª Conferência Anual (COP21). A frota de automóveis eléctricos assegurará o transporte dos delegados acreditados para o evento.

São esperados, nesta cimeira anual sobre o clima, mais de 20.000 participantes, oriundos de 195 países, e as Nações Unidas utilizarão, pela primeira vez, uma frota de automóveis zero emissões para assegurar o transporte dos participantes.

A cimeira de Paris tem um duplo objectivo: obter um novo acordo universal sobre as alterações climáticas destinado a acompanhar a transição para economias de carbono reduzido, e o início da distribuição do Fundo Verde criado para ajudar os países em vias de desenvolvimento a reduzir as suas emissões de CO2.

Laurent Fabius, ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional e presidente do COP21, declarou: “Temos o prazer de anunciar que a Aliança Renault-Nissan faz parte dos parceiros oficiais da organização do COP21 de Paris. A frota de automóveis 100% eléctricos da Aliança irá contribuir para fazer da conferência de Paris sobre o clima – COP21, um evento neutro em emissões de carbono uma vez que a tecnologia dos veículos eléctricos permite reduzir, da forma mais eficaz, as emissões de gases de efeito de estufa no sector dos Transportes”.

Já Carlos Ghosn, presidente e director-geral da Aliança Renault-Nissan, refere que “a tecnologia dos veículos 100% eléctricos é uma solução eficaz para o transporte prático e acessível e tem um impacto positivo no clima e na qualidade do ar nas nossas cidades. Agora é preciso difundi-la em grande escala graças ao trabalho conjunto dos parceiros envolvidos”.

A frota de automóveis para o COP21 será composta pelos modelos Renault ZOE, Renault Kangoo Z.E e Renault Fluence Z.E, bem como pelos modelos Nissan LEAF e Nissan e-NV200 na versão de sete lugares. Estes automóveis estarão à disposição dos delegados 24h/24h e 7d/7d nos diversos locais onde se desenrola a conferência.

A Aliança Renault-Nissan irá ainda trabalhar com outras empresas em França para implementar, em locais estratégicos, uma rede de mais de 50 pontos de carregamento rápido e carregamento standard, que serão alimentados a 100% por energia com origem em fontes renováveis. Os pontos de carregamento rápido permitirão carregar os automóveis de 0 a 80% da sua capacidade em menos de 30 minutos.

Refira-se que a Aliança Renault-Nissan é líder mundial nos veículos zero emissões e a única a dispor de uma gama completa de modelos 100% eléctricos. Desde Dezembro de 2010, data de comercialização do primeiro modelo, o Nissan LEAF, a Aliança já vendeu quase 250.000 automóveis eléctricos. A Aliança é responsável por cerca de um em cada dois veículos eléctricos vendidos no mundo, incluindo o quadriciclo Twizy da Renault, e a van Nissan e-NV200, comercializada na Europa e no Japão desde 2014.

A Aliança Renault-Nissan irá participar, também, na exposição internacional Solutions COP21 que terá lugar no Grand Palais de Paris e onde serão apresentadas soluções para lutar contra as alterações climáticas. Esta exposição, que terá lugar de 4 a 10 de Dezembro, colocará em evidência as soluções para a redução das emissões de CO2 propostas por cidades, empresas e outras organizações nos quatro cantos do mundo. A Aliança irá expôr veículos eléctricos e mais de uma dezena serão colocados à disposição do público para a realização de ensaios.

Refira-se que a Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica existente desde 1999 e que, em 2014, vendeu cerca de 8,5 milhões de automóveis em 200 países. Tem ainda outras colaborações estratégicas com vários construtores de automóveis como a alemã Daimler, a japonesa Mitsubishi, a chinesa Dongfeng e a indiana Ashok Leyland. Por outro lado, é accionista maioritário da empresa que controla a AVTOVAZ, fabricante russo da marca Lada.