< Voltar

Daikin refresca visitantes do World Expo 2025 com solução sustentável

Na Expo 2025 que vai decorrer em Osaka, Kansai, Japão, a Daikin anunciou que irá instalar um novo “Ice Cool Spot” numa área de descanso equipada com um sistema de ar condicionado que utiliza energia natural como medida de alívio contra o calor do Verão.

De acordo com a informação avançada, uma vez que a World Expo 2025 estará aberta principalmente no Verão, haverá medidas no local para enfrentar o calor. Neste contexto, a Daikin, fabricante de AVAC-R, vai instalar um equipamento que tem vindo a desenvolver e que possui um sistema de ar condicionado sustentável com consciência ambiental e que utiliza energia natural para proporcionar condições de frescura e conforto aos visitantes da Expo que vêm de todo o mundo.

A grande curiosidade é que o Ice Cool Spot foi inspirado nas casas de gelo históricas, onde o gelo e a neve eram armazenados para serem utilizados como instalações de refrigeração. Para esta instalação, a empresa avança que o gelo é gerado pela tecnologia de ar condicionado de armazenamento térmico de gelo para proporcionar um arrefecimento comparável à frescura sentida à sombra de uma árvore.

Para produzir o gelo, a Daikin esclarece que serão incorporadas medidas sustentáveis, como a utilização de electricidade gerada por energia solar. As paredes são constituídas por uma rede de madeira tradicional japonesa, de forma a apresentar uma estrutura aberta que dá aos visitantes uma sensação de estar ao ar livre. Já o telhado será equipado com painéis solares com uma estética e design em harmonia com a natureza circundante.

Na World Expo 2025 o Ice Cool Spot da Daikin será instalado na Progress Plaza, localizada a Sudoeste do recinto da Expo, e estará disponível para utilização em qualquer altura durante a Expo.

Como empresa empenhada em “Aperfeiçoar o Ar” (“Perfecting the Air”), a Daikin divulga que tem como objectivo proporcionar aos visitantes da Expo a oportunidade de experienciar o potencial e o valor do ar. Através da sua participação na Expo, um campo de teste para a sociedade no futuro, a Daikin tem vindo a assumir o desafio de desenvolver um sistema de ar condicionado sustentável, utilizando fontes de energia naturais como a energia solar e o arrefecimento radiante do gelo.

Refira-se também que o Ice Cool Spot utiliza um sistema de ar condicionado ambientalmente consciente que combina a tecnologia de armazenamento térmico de gelo que a Daikin cultivou nos seus sistemas de ar condicionado com a produção de energia solar. O arrefecimento radiante é obtido através dos painéis de gelo circundantes instalados no interior do Ice Cool Spot.

Mantendo uma temperatura de superfície de 3-8℃, os painéis de gelo proporcionam uma sensação de conforto fresco que se assemelha a estar dentro de uma verdadeira casa de gelo. Feita de um material acrílico transparente, a superfície dos painéis de gelo permite que os visitantes vejam as paredes de gelo de perto para obter uma sensação visual do efeito de arrefecimento.

Parte da electricidade utilizada pelo Ice Cool Spot será produzida pelos painéis solares, sendo que a electricidade gerada durante o dia é armazenada numa bateria para fazer gelo à noite, quando a temperatura é mais baixa.

No que concerne à estrutura e design, os bancos colocados no interior do Ice Cool Spot permitem sentar cerca de 30 pessoas, e o tecto alto e inclinado de 3.3 a 3.7 metros, juntamente com a utilização extensiva de madeira, criam um espaço interior relaxante. As paredes interiores e exteriores são revestidas por uma rede de madeira tradicional japonesa, criando uma estrutura aberta. Equipado com painéis solares verdes, o telhado funde-se com as árvores circundantes para um design que se harmoniza maravilhosamente com a natureza quando visto de cima, e serve como símbolo da Expo 2025 de Osaka.

DR Fotos: Cedidas por Daikin