< Voltar

Daikin triplica produção de bombas de calor na Alemanha

A Daikin Europe N.V. anunciou a expansão da sua fábrica de bombas de calor em Güglingen, na Alemanha. A expansão faz parte do plano de gestão estratégica da Daikin Europe que visa dar resposta à crescente procura de bombas de calor no continente europeu e que prevê três novas linhas de produção que irão triplicar a actual produção da fábrica até 2025.

De acordo com o comunicado, a Daikin Manufacturing Germany GmbH tem vindo a aumentar gradualmente o volume de produção de bombas de calor ao longo dos últimos anos. Com este novo investimento, a empresa irá acelerar a expansão da sua capacidade de produção na Alemanha. Para tal, a Daikin adquiriu um terreno adjacente com 22.000 metros quadrados (m²) e infra-estruturas de produção e escritórios em Güglingen. A renovação e integração destas infra-estruturas irá permitirá à fábrica alemã triplicar o seu volume de produção até 2025. A empresa irá contratar 500 novos funcionários para apoiar os seus planos de crescimento.

Filip De Graeve, director executivo da Daikin Manufacturing  Germany GmbH e da Daikin Airconditioning Germany GmbH / DR Foto: Frank Toussaint

“A expansão da nossa fábrica vai permitir-nos garantir o abastecimento estável a um mercado em rápido crescimento” disse Filip De Graeve, director executivo da Daikin Manufacturing  Germany GmbH e da Daikin Airconditioning Germany GmbH, citado no comunicado.

A Daikin produz perto dos mercados que serve. As bombas de calor hidrónicas residenciais da empresa que são vendidas na Europa são totalmente concebidas e fabricadas neste continente. Este investimento na fábrica alemã é feito no âmbito da estratégia de proximidade da Daikin.

Hiromitsu Iwasaki, vice-presidente da Daikin Europe N.V., refere que “a Daikin é a única fabricante do mundo que concebe e produz equipamentos de aquecimento, ar condicionado e refrigeração, e também os compressores e os refrigerantes utilizados nessas tecnologias. Ao longo dos nossos quase 100 anos de história, desenvolvemos um elevado nível de especialização tecnológica em tecnologias de bombas de calor. Com este investimento numa fábrica na Alemanha, criamos uma maior capacidade para garantir que conseguiremos entregar atempadamente mais bombas de calor premium no mercado europeu”.

Hiromitsu Iwasaki, vice-presidente da Daikin Europe N.V.

De acordo com os dados avançados pela marca, a procura anual de bombas de calor residenciais deverá triplicar até 2025. “É evidente que as bombas de calor desempenham um papel importante na descarbonização das nossas casas e empresas”, referiu Martin Dieryckx, director-geral do Centro de Investigação Ambiental da Daikin Europe N.V..” Enquanto empresa líder global na concepção e fabrico de bombas de calor, estamos bem posicionados para criar a capacidade de fabrico necessária para apoiar esta transição, que é de grande importância para o futuro da Europa”, acrescentou.

O anúncio do investimento na Alemanha segue de perto anúncios semelhantes sobre a expansão da fábrica de bombas de calor que a empresa tem na Bélgica, e sobre a construção de uma nova fábrica de bombas de calor na Polónia. Recorde-se que a Daikin Europe anunciou recentemente que iria aumentar as suas actividades de Investigação e Desenvolvimento, sendo que o novo Centro de Desenvolvimento da região EMEA, situado em Gante, na Bélgica, está prestes a tornar-se o centro global da Daikin para as bombas de calor.

O investimento total da Daikin Europe na região EMEA irá ascender a 1,2 mil milhões de euros no período de 2020 a 2025.

Mais informação em: www.daikin.pt e www.daikin.com

DR Fotos: Cedidas por Daikin Europe