< Voltar

Desaceleração da valorização imobiliária no Brasil

Nos últimos dois anos, os preços dos imóveis subiram menos no território brasileiro, segundo avança a edição online do Bom Dia Brasil baseando-se nos dados divulgados pelo Banco Central deste país. Ainda assim, o mercado imobiliário continua muito valorizado.

Face a esta realidade, os especialistas recomendam “calma”, principalmente para os investidores com algumas poupanças e que têm a possibilidade de pagar uma entrada inicial maior na aquisição de um imóvel. Até porque os preços continuam estáveis e, segundo estes especialistas, “a hora é de negociação”.

O cálculo do Banco Central do Brasil teve em conta os valores dos financiamentos dos imóveis. Os dados avançados pela instituição brasileira, relativos a 2008, quando começou a crise financeira mundial, até Setembro de 2013, os imóveis residenciais tiveram uma valorização média de 155%. Até 2011, a cada ano, os preços subiram mais de 20%, depois desaceleraram. Comparando os valores de Janeiro de 2013 com os de 2012, a valorização foi de 10%.

Apesar da desaceleração da valorização imobiliária no Brasil, a Federação Nacional dos Corretores de Imóveis brasileira está optimista. Para o presidente desta federação, Joaquim Ribeiro, “houve apenas a redução da valorização, mas a intensificação da venda continua forte, constante, com sustentabilidade”.

Mas para quem está a pensar comprar a sua casa própria, o consultor de finanças pessoais Rogério Olegário do Carmo aconselha “a não ter pressa”, porque “quem esperar, pode fazer bons negócios”. Este consultor explica que “os preços estabilizaram”, pelo que acredita que “essa estabilização vai regular o mercado”, já que “o que eleva o preço é a procura”. Se não existir procura, “o preço não sobe, o preço baixa”.

Neste momento de cautela, a Associação Nacional dos Corretores de Imóveis brasileira espera uma valorização de 8% em 2014. Nas cidades-sede que vão receber a Copa do Mundo, o índice deve ser ainda maior por causa dos investimentos em infra-estruturas, que de certa forma ajudam a valorizar os imóveis.