< Voltar

Em 2014 abriram 53 novos shoppings na Europa

A consultora Cushman & Wakefield (C&W), na nova edição do European Shopping Centre Development, revelou que, no primeiro semestre de 2014, abriram 53 novos centros comerciais na Europa. A liderar este mercado está a França, seguida da Rússia e do Reino Unido.

Segundo este estudo publicado semestralmente pela consultora imobiliária global C&W, a França mantém-se como o país com maior área, totalizando 17,6 milhões de metros quadrados de espaço comerciais, seguido da Rússia com 17,5 milhões e Reino Unido com 16,7 milhões. A Rússia ultrapassou, assim, o Reino Unido, sendo actualmente o segundo país da Europa com maior área de centros comerciais.

A Europa Central e de Leste totalizarão 81% dos novos centros comerciais com abertura prevista até ao final do ano, em grande parte pelos muitos projectos em construção na Rússia e na Turquia. Estes dois países somaram 1,1 milhões de metros quadrados de novos centros comerciais no primeiro semestre de 2014, sobretudo aberturas de grandes projectos.

 

A Rússia tem ainda 4,57 milhões de metros quadrados em construção com aberturas previstas até ao final de 2015 – o que fará com que seja este país com maior área de centros comerciais da Europa. Um destes projectos é o Avia Park, em Moscovo, que terá 230.000 m2 de área comercial e deverá abrir até ao final de 2014.

No primeiro semestre de 2014 abriram 53 novos comerciais na Europa, dos quais 12 se localizam na Rússia. Prevê-se que ainda que a área de centros comerciais na Europa chegará aos 161,4 milhões de metros quadrados até ao fim deste ano, o que representa um crescimento de 4,5%.

 

Em Portugal, foi apenas inaugurado um centro comercial em 2014, o Alegro Setúbal com 42.500 m2 (expansão do Jumbo de Setúbal) e não existem centros comerciais em construção. No total, existem 120 centros comerciais abertos que totalizam cerca de três milhões de metros quadrados.