< Voltar

Imobiliário comercial da Europa Central e de Leste no radar

De acordo com o mais recente estudo da consultora CBRE, os fortes resultados do primeiro semestre impulsionaram os volumes de investimento em imobiliário comercial na Europa Central e de Leste (excluindo Rússia) para 2,5 mil milhões de euros. Trata-se de um aumento de 15% face ao período homólogo de 2013.

A Roménia registou a maior subida de volumes de investimento imobiliário comercial com um aumento de praticamente 300% em variação homóloga, ainda que partindo de níveis reduzidos de actividade. Esta situação pode ser explicada pelas contínuas baixas taxas de juro, pelo aumento da alocação de investidores institucionais ao imobiliário, as taxas de capitalização (yields) relativamente elevadas e a convicção de que o crescimento económico deverá ser sólido nos próximos anos.

A República Checa e a Hungria também registaram aumentos significativos nos volumes de investimento, com subidas de 36% e 35%, respectivamente. Estes dois países, em particular, beneficiaram do desafio que muitos investidores enfrentaram para encontrar o produto que procuravam na Polónia. Esta falta de oferta tem tido um impacto positivo nos países vizinhos, que também podem oferecer yields mais atrativas no mercado actual.

Foto: Bucareste