< Voltar

Imobiliário e turismo português em Paris

Portugal vai participar na terceira edição do “Le Salon de l’Immobilier et du Tourisme Portugais à Paris”. Esta iniciativa surge na sequência das actividades de internacionalização do SIL – Salão Imobiliário de Portugal em Maputo, Londres e, agora, em Paris.

Este evento é organizado pela CCIFP – Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa que terá lugar nos dias 16, 17 e 18 de Maio, no Parque de Exposições da Porte de Versailles em Paris, onde se realizam feiras mundiais como a Batimat, o Sial ou o Salão do Automóvel de Paris. Esta iniciativa resulta de uma ideia pensada desde 2010 pela CCIFP.

O contexto actual do sector imobiliário português urge a que acções como esta possam contribuir para o escoamento do excesso de oferta que existe no mercado, junto de uma população com maior poder de compra. O público-alvo do salão:

a comunidade lusófona radicada em França, particulares e empresários, estimando-se que sejam mais de 2,5 milhões dos quais 45 mil são empresários; franceses, particulares, interessados em investir em imobiliário fora de França, com ênfase para os séniors e os profissionais liberais, já que se estima em 15 milhões os séniores franceses, isto é, ¼ da

população francesa; e fundos de investimento imobiliário franceses, que se estima sejam cerca de 40.

Os sectores alvo ao nível de expositores deste certame são: imobiliário, construção, banca, serviços, instituições, turismo, gastronomia e actividades turísticas.

 

Segundo a organização do Salão de Paris, os visitantes procuraram, sobretudo, conhecer os destinos turísticos de Lisboa (36%) e Algarve (34%), mostrando uma clara preferência por apartamentos (50%), segundas residências (41%) e moradias (37%). Dos interessados em fazer negócio, 76% adquiriram imóveis num prazo de dois anos e 29% no espaço de seis meses. Dos bens adquiridos, 57% fraccionaram-se entre os 100 e os 200 mil euros, sendo 17% dos bens acima dos 200 mil euros.