< Voltar

Pires de Lima na FITUR

O ministro da Economia, António Pires de Lima, e um conjunto de investidores nacionais estão, desde ontem, em Madrid. O objectivo é promover oportunidades de investimento em Portugal.

A deslocação da comitiva portuguesa à capital espanhola inscreve-se na feira FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid e surge, segundo o ministério, no âmbito das várias viagens que Pires de Lima tem liderado a cidades internacionais com vista a “consolidar a proposta de valor de Portugal, quer no âmbito institucional, quer no âmbito empresarial, pretendendo desta forma dar a conhecer a melhoria geral das condições de investimento no País”. Madrid encontra-se, pois, na lista de cidades a visitar com o objectivo económico, entre as quais está Londres, Berlim, Moscovo, Nova Iorque, Washington, São Francisco e Paris.

Pires de Lima vai acompanhado do secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, e do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes. Sendo que o secretário de Estado das Infra-Estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, junta-se hoje à comitiva em Madrid. Amanhã, dar-se-á o encontro com o ministro da Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soria.

Da agenda de Pires de Lima faz parte, hoje, um encontro organizado pela Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Segue-se um almoço com representantes de fundos de investimento, um encontro com a ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor, e por fim um jantar com profissionais portugueses de multinacionais presentes em Espanha. Já Adolfo Mesquita Nunes participa, hoje, na XVII Conferência Ibero-americana de ministros e empresários de turismo e no 7º Forum Exceltur.

A comitiva de Pires de Lima irá ainda visitar o stand português na FITUR que, este ano, divulga a prática do surf e apresenta o nosso País como um importante destino mundial para a prática deste desporto. O stand é constituído por 40 empresas e sete áreas regiões – Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores – no mesmo serão promovidas provas gastronómicas dedicadas à “Dieta Mediterrânica – Património Imaterial Mundial”. Recorde-se que o stand português tem sido premiado pela sua qualidade nos últimos.

Segundo a organização da FITUR, esta feira vai receber, durante os quatro dias do certame, mais de 200 mil visitantes. No entanto, a edição de 2014 conta com um espaço de exposição de 54.000m2, ou seja, menos 5% que em 2013. Ainda assim, existiu um crescimento na ordem dos 6% ao nível das empresas expositoras, perfazendo um total de 8.937 oriundas de 165 países.

Foto: Turismo de Portugal