< Voltar

Solução da Eaton comprovada por piloto em data center

A Eaton, empresa de gestão energética, anunciou o sucesso do piloto do primeiro centro de dados a utilizar a sua solução UPS-as-a-Reserve (UPSaaR) para Fast Frequency Response.

A Basefarm, uma empresa norueguesa de data center, testou o serviço como parte de um projecto liderado pela Statnett, uma operadora norueguesa de sistemas de transmissão, e pela Fortum, um importante fornecedor de energia na região dos países nórdicos e bálticos. O projecto permitiu demonstrar como os consumidores de energia também podem ajudar a garantir uma rede eléctrica estável e ficou concluído no terceiro trimestre de 2018.

No âmbito deste projecto, as UPS Eaton 93PM e Power Xpert 9395P do centro de dados da Basefarm foram actualizadas com a funcionalidade UPSaaR. Isto permite que os operadores de data center possam trabalhar com os fornecedores de energia no sentido de reduzir momentaneamente as necessidades energéticas do data center e até mesmo devolver electricidade para a rede. Este é um passo importante para permitir que os fornecedores de energia disponibilizem sistemas energéticos mais robustos com base em energia mais amiga do ambiente, que é mais difícil de prever, e assim garantir um fornecimento consistente. Além de desempenharem as suas funções principais de proteção de cargas críticas, as UPS são agora também capazes de fornecer 1,5 MW de capacidade. Um data center poderia potencialmente ganhar anualmente 50 mil euros por MW de energia alocada para o suporte da rede, dependendo do mercado local.

“Este projecto provou num data center em funcionamento, durante falhas reais de energia, que uma UPS é a reserva de actuação mais rápida e é capaz de ajudar os fornecedores de energia a balancear a rede, isto enquanto desempenha a sua função principal de proteger contra cargas no data center”, disse Jussi Vihersalo, Manager de Business Development na Eaton.