< Voltar

AHP debate os desafios do sector no Horizonte 2030

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), regressa este ano ao Funchal. Com uma imagem renovada, e de olhos postos no futuro, o tema “Horizonte 2030” é o ponto de partida para esta edição do Congresso que se realiza, de 21 a 23 de Fevereiro, no Centro de Congressos da Madeira – Funchal.

Em comunicado, a AHP considera que o “Horizonte 2030” como o fim de uma década de make-or-break, usando a expressão determinante do “Fit for 55”, ou “Objectivo 55″: meta da União Europeia (UE) de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55 % até 2030.

A associação considera que este é também o “número mágico” da Agenda 2030 aprovada pelas Nações Unidas, que engloba os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte integrante do plano de acção internacional para o Desenvolvimento Sustentável (económico, social e ambiental) de forma interligada, considerando ainda os domínios da paz e segurança, o combate às alterações climáticas, a promoção do crescimento económico inclusivo e a adopção de padrões de consumo sustentáveis.

Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, fazendo o enquadramento do tema, afirma que “o nosso Congresso está totalmente orientado para a sustentabilidade do negócio turístico-hoteleiro: para demonstrar às nossas empresas que seguramente têm desafios difíceis pela frente, mas podem e devem liderar uma transformação positiva em direcção a um futuro sustentável.  E que não só a sustentabilidade é negócio, como não há negócio se este não for sustentável”.

Os trabalhos do Congresso da AHP iniciam-se no 21 de Fevereiro, com uma tarde totalmente dedicada à Madeira, com destaque para a mesa-redonda “Evolução e Inovação na Hotelaria: da História à Visão de Futuro na Madeira e no País”, conduzida pela jornalista Maria João Avillez, que conta com cinco grandes hoteleiros com origem na Madeira: Dionísio Pestana, Pestana Hotels; António Trindade, PortoBay Hotels & Resorts; Ricardo Farinha, Savoy Signature; e Filipa Jardim Fernandes, Dorisol Hotels.  O dia termina com o Get Together, ponto alto de networking entre os congressistas.

À Conversa com… “Nova Ordem Mundial: Desafios Globais e Oportunidades Emergentes” abre o 2º dia do Congresso, 22 de Fevereiro. António Vitorino, em entrevista conduzida pela jornalista Maria Flor Pedroso, com uma carreira nacional e internacional notável, tendo sido comissário europeu para a Justiça e Assuntos Internos e depois director-geral da Organização Internacional para as Migrações, partilhará as suas reflexões e expectativas sobre as mudanças em curso e em perspectiva, que moldarão a geopolítica, economia, segurança, direitos humanos e cooperação internacional. E ainda os desafios com que a UE, em alargamento sofrido e com eleições à porta, se debate, interna e internacionalmente.

O Congresso regressa à Madeira 33 anos depois, num momento em que a região é a protagonista no crescimento de hóspedes e dormidas, tanto nacionais, como estrangeiros, em Portugal.

Como referiu o presidente da AHP, Bernardo Trindade, na apresentação do Congresso, em Março de 2023: “Entendemos que, à nossa dimensão, estando presentes na Madeira com os nossos associados num processo de reflexão que procura, de facto, acrescentar conhecimento, pode ser uma forma interessante de darmos o nosso contributo no desenvolvimento da região no segmento de congressos e incentivos”.

Os trabalhos irão decorrer de quarta a sexta-feira (21 a 23 de Fevereiro). Na sexta-feira à tarde e no sábado, os congressistas poderão aproveitar o programa social, oferecido pela AHP em reservas de três ou mais noites.

As inscrições já estão abertas e pode inscrever-se em early bird, só até 4 de Janeiro. A data-limite de inscrições é dia 11 de Fevereiro de 2024.

Mais informação em: www.congresso.hoteis-portugal.pt.

DR Foto: Hotel Next / Savoy Signature