< Voltar

‘Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa’

Para celebrar a gastronomia e cultura alentejanas, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo irá promover, em parceria com o grupo Vila Galé, jantares com a melhor gastronomia da região, ao som de Cante Alentejano em Lisboa. O Hotel Vila Galé Ópera vai ser palco desta celebração, entre 21 e 23 de Junho, e os jantares serão concebidos pelas mãos de três chefs.

O Hotel Vila Galé Ópera será o anfitrião da iniciativa ‘Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa’, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo em parceria com o grupo Vila Galé. Nos dias 21, 22 e 23 de Junho irão decorrer os jantares que recriam a essência do Alentejo, ao som do Cante Alentejano, que irá contagiar pelo seu vasto repertório musical.

Com um menu de degustação focado nos produtos e sabores típicos da região, estes jantares convidam a uma viagem gastronómica onde a cozinha alentejana é homenageada pelas mãos dos Chefs Romão Reis, André Sousa e Alberto Muralhas. A proposta gastronómica do menu propõe diferentes buffets para cada dia.

No dia 21, sexta-feira, o menu inclui diferentes opções, como as tradicionais e deliciosas migas de tomate, a cachola alentejana, a paiola tradicional, a bochecha de porco assada com bata doce e o bacalhau dourado de Elvas. Para petiscar, os chefs propõem pimentos assados, chouriço tradicional assado (carnes de Alter), presunto ibérico (Aviludo) e queijos de ovelha, cabra e Serpa tradicional. Na hora da sobremesa, o difícil será escolher entre a sopa dourada, o bolo fidalgo ou o bolo de mel e noz.

No sábado, dia 22 de junho, o buffet à moda do Alentejo sugere diferentes iguarias como a Sopa de tomate com ervas, as sopas de cação, a típica tomatada à alentejana, o ensopado de borrego ou o arroz de pato em vinho tinto. Para terminar a refeição em beleza, as propostas de sobremesa incluem: bolo pão de raia; bolo pé de salsa; sericaia com ameixas de Elvas; e pudim de mel alentejano.

No último dia do buffet, domingo, o buffet inclui, entre os pratos principais, a perna de borrego assada; cachola alentejana; lombo de porco assado com laranja; e frango frito com poejos. para adoçar o paladar, as opções variam entre a ciganita; pão de rala; sericaia com ameixas de Elvas, e o bolo rançoso.

Os jantares dos dias são abertos ao público em geral e as reservas deverão ser feitas através dos contactos: (+351) 213 605 412 ou pelo email opera.recepcao1@vilagale.com

Promover o Alenetejo entre os operadores

Além dos jantares, a iniciativa ‘Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa’ integra também um dia dedicado aos operadores turísticos. No dia 20, estarão presentes no Hotel Vila Galé Ópera 18 empresas de animação e enoturismo para divulgarem a sua oferta no Alentejo junto de agências de viagens e DMC’s. A iniciativa contará também com a presença de grupos de Cante Alentejano e com artesãos de diferentes ofícios, como a Olaria de Nisa e a confecção de capotes, de Évora.

José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, considera que “eventos como o ‘Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa’ são estratégicos e essenciais para dar a conhecer a riqueza da cultura e da gastronomia do Alentejo, enaltecendo a sua autenticidade, identidade e tradição. Este é um evento que irá juntar cerca de 50 operadores turísticos nacionais que terão a oportunidade de reunir com as empresas de animação e enoturismo com actividade no Alentejo, gerando maior proximidade entre oferta e procura. Nos restantes dias, dirigimo-nos ao público em geral, para, através de jantares temáticos, trazermos a gastronomia alentejana para Lisboa”.

“Para a Vila Galé é muito importante fazer parte desta iniciativa, dada a nossa forte presença no Alentejo, onde somos a maior rede de hotéis. Temos seis unidades na região, três das quais em Beja, na Herdade de Santa Vitória, e ainda em Elvas, Alter do Chão e Évora. Além disso, também nos distinguimos pela forte aposta na gastronomia, privilegiando sempre os sabores regionais, porque acreditamos que dessa forma conseguimos enriquecer a experiência de quem nos visita e divulgamos o que é genuíno e realmente português. Aliás, temos até a nossa própria produção de vinhos e azeites no Alentejo”, reforça o director de Marketing e Vendas da Vila Galé, Pedro Ribeiro.

Além do workshop, irá também realizar-se um jantar no qual estarão presentes os operadores e diversas personalidades ligadas à região do Alentejo. Marcará também presença o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

DR Fotos: Anabela Loureiro