< Voltar

ANA investe 74 milhões nos aeroportos

A presidente da gestora aeroportuária ANA, Ponce de Leão, anunciou que vão investir mais de 74 milhões de euros em remodelações e reformulações nos aeroportos de Lisboa, Faro, Porto, Funchal e Açores.

Em conferência de imprensa, Ponce de Leão explicou que no caso do aeroporto de Lisboa está previsto a reformulação das áreas de controlo, a melhoria da capacidade de ‘check-in’, de despacho de bagagem e do controlo de segurança no terminal 1, que já se encontra em curso. As obras deverão estar concluídas em Maio de 2016 e estão orçadas em 33,5 milhões de euros.

O aumento da procura por parte das companhias aéreas low-cost obrigou também a uma intervenção no terminal 2 do aeroporto de Lisboa. O objectivo é aumentar a capacidade do controlo de segurança dos passageiros, aumentar a área de embarque e de pré-embarque. As obras deverão estar concluídas no próximo Verão, sendo que vão contar com um o investimento de 2,6 milhões de euros. Ponce de Leão salientou que este investimento “não estava previsto, mas num período rápido foram encontradas soluções criativas para resolver estrangulamento do terminal 2”.

O segundo maior investimento vai ser incrementado no aeroporto de Faro, na ordem dos 25 milhões de euros de um total de 35 milhões de euros orçamentados e que prevê uma remodelação profunda do terminal de passageiros.

Já nos aeroportos dos Açores, o investimento está estimado em 5,9 milhões de euros; no aeroporto do Funchal quatro milhões de euros vão ser aplicados na melhoria da eficiência operacional; e no aeroporto do Porto vão ser aplicados 3,9 milhões de euros.