< Voltar

IRC beneficia turismo

A reforma do IRC vai “beneficiar o sector do turismo”. Esta afirmação foi proferida pelo Primeiro-Ministro na II Cimeira organizada pela CTP – Confederação do Turismo Português, no Tivoli Victoria, em Vilamoura.

O Magazine Imobiliário ouviu Pedro Passos Coelho e em matéria de turismo o Primeiro-Ministro apenas explicou que “as mudanças legislativas vão criar um ambiente mais propício ao investimento”, além de recordar os “bons números” obtidos pelo turismo e o contributo que este sector pode dar à reforma do Estado.

Esta iniciativa contou também, na abertura, com a participação do ministro da Economia que referiu um outro tópico relativo aos preços praticados no sector turístico que, como referiu, “estão hoje mais baixos comparativamente a 2008”. No entanto, salvaguardou que esta é uma tendência transversal à Europa que, no caso português, foi agravada pelo “excesso de oferta”. Apesar de defender que os preços já estão a subir ainda que “timidamente”, considerou que a melhor maneira de fazer os preços disparar é apostar e “aumentar a procura”.

Num evento que reuniu diversos empresários e decisores, Pires de Lima salientou que foi graças a estes profissionais que o nosso País obteve “bons resultados turísticos” em 2013. Mau grado, não quis antever os resultados do sector para o final deste ano, fazendo apenas votos para que no próximo ano os resultados “sejam bons”.

Para 2014 o ministrou avançou que irá ser apresentada uma proposta legislativa no sentido de enquadrar o alojamento local. O objectivo é combater o alojamento paralelo, nomeadamente ao nível das “novas formas de alojamento que competem com base na evasão fiscal” e que não promovem uma “concorrência leal”.

Foto: Tivoli Victoria