< Voltar

Novo Código de Ética no Turismo

Ao todo serão 17 associações portuguesas do sector do turismo a assinar hoje o Código Mundial de Ética do Turismo. Este documento visa o direito ao turismo e à liberdade das deslocações turísticas, entre outros valores.

A cerimónia de assinatura do documento decorrerá durante a III Conferência Internacional de Turismo e Meios de Comunicação, organizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e pelo Turismo de Portugal, no Hotel Palácio Estoril. Este evento conta com a presença do secretário geral da OMT, Taleb Rifai, e do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

O Código Mundial de Ética do Turismo é um documento que estabelece princípios vitais para o desenvolvimento do turismo a nível mundial. Todas as entidades turísticas que vão aderir pretendem ver reconhecida a indústria turística como sector vital da economia, sociedade, cultura e ambiente dos países a nível internacional. Este código defende pretende ainda ver consagrado o direito ao turismo e à liberdade das deslocações turísticas, bem como à responsabilização das empresas, destinos e turistas no âmbito de uma indústria turística sustentável e integrada em prol de todas as populações do mundo.

Recorde-se que Portugal foi escolhido pela OMT para receber esta Conferência Internacional de Turismo e Meios de Comunicação que começou ontem, dia 2 de Dezembro, e termina hoje, no Hotel Palácio do Estoril. Esta iniciativa conta com cerca de 200 profissionais nacionais e estrangeiros ligados aos dois sectores e em cima da mesa de debate está a forma como os novos media estão a transformar as notícias no sector e, com isso, a sua percepção mundial. O objectivo desta conferência é aumentar o reconhecimento editorial e a cobertura do sector turístico pelos media e posicionar o turismo ao mais alto nível na agenda global, dando a conhecer a sua importância enquanto motor económico e a nível social e ambiental.

A conferência é coorganizada pelo Turismo de Portugal e pela OMT, sendo a revista alemã de turismo FVW parceiro internacional de media e estando a cobertura do evento a cargo da cadeia de televisão CNN.

Foto: Anabela Loureiro