< Voltar

O impacto da Inteligência Artificial no Turismo

Num mercado turístico cada vez mais competitivo, a inteligência artificial (IA), a hiperpersonalização e a valorização das experiências dos colaboradores surgem como estratégias fundamentais para aumentar a satisfação dos clientes e fortalecer a sua fidelização. Estas são as principais conclusões do novo whitepaper da Foundever, intitulado “Travel & Hospitality CX – Crafting Unforgettable Guest Journeys”.

“No cenário actual, onde o sector das viagens está a evoluir rapidamente e se tem destacado pelo seu rápido crescimento, a experiência do cliente é um dos factores que mais diferencia as empresas,” afirma Sónia Duarte, directora de Operações Globais na Foundever™. “Este whitepaper oferece insights práticos para que as empresas do sector possam tirar partido da tecnologia e melhorar as experiências tanto dos seus colaboradores como dos clientes, impulsionando assim a fidelidade e o crescimento dos seus negócios”, acrescenta.

De acordo com a Foundever, a integração da IA nas empresas representa uma mudança significativa na forma como estas interagem com os seus hóspedes e anfitriões e optimizam as suas operações. A IA pode ser usada por assistentes virtuais e chatbots para dar respostas rápidas e empáticas, melhorando a experiência do cliente. Além disso, é também capaz de dar sugestões em tempo real, enriquecendo a experiência de viagem do cliente. Estas inovações aumentam a satisfação dos hóspedes, redefinindo a interacção das empresas de turismo com os seus clientes.

Por sua vez, a hiperpersonalização, impulsionada por IA e machine learning, permite às empresas de turismo adaptar cada interação às preferências individuais dos clientes. Através de análises avançadas de dados e hipersegmentação, as empresas conseguem oferecer experiências altamente personalizadas. O estudo permitiu concluir que este nível de personalização não só melhora a satisfação do cliente, como também fortalece a sua fidelização, garantindo que cada viagem seja única e alinhada com as expectativas e necessidades específicas de cada pessoa.

Para além disso, o envolvimento e a satisfação dos colaboradores desempenham um papel crucial na prestação de experiências positivas aos hóspedes. Modelos de trabalho híbridos e o desenvolvimento profissional contínuo são opções benéficas para motivar e aumentar a produtividade os colaboradores.

Com a expectativa de aumento da procura por viagens, a Foundever considera fundamental que as marcas de viagens e hospitalidade se mantenham na vanguarda. O caminho passa, então, pela adopção de tecnologias de última geração, bem como pela criação de experiências altamente personalizadas para os clientes de modo a atender às suas necessidades em constante mudança.

É possível consultar o whitepaper completo, “Travel & Hospitality CX – Crafting Unforgettable Guest Journeys,” através da seguinte ligação.

DR Foto: Igor Omilaev na Unsplash